Carlos Rodrigues
POR UM CONSUMO CONSCIENTE
Exposição no TRF1, em Brasília, celebra o Dia do Consumo Consciente com informações sobre o correto descarte de materiais
Carlos Rodrigues | Ed. 103 Out 2019
Uma exposição entre os dias 8 e 11 de outubro foi realizada no Espaço Cultural Murat Valadares, no TRF1, em Brasília/DF, com o objetivo de alertar para o “Dia do Consumo Consciente”, celebrado no dia 15 de outubro.
Promovido pelo Grupo Executivo 4 da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal, a finalidade da mostra foi despertar para problemas econômicos e ambientais desencadeados pelo exagero no consumo e chamar a atenção sobre a forma errada de descarte do lixo, o que ocasiona danos ao meio ambiente.
Vários objetos, como latas e vidros, foram expostos com explicações acerca do correto descarte. Segundo a coordenadora do Grupo 4 do PLS, Aline Campos, a ideia é fazer as pessoas refletirem. “É necessário usar tal produto, comprar se eu posso reaproveitar? Que material pode ser substituído por este que uso para não atingir negativamente o meio ambiente?”, demonstrou.
Ao observar a mostra, o desembargador federal Olindo Menezes disse que é importante chamar a atenção para o assunto, para mais iniciativas como a da exposição e para mais políticas públicas sobre o consumo consciente. “O descarte do lixo eletrônico, por exemplo, é um grande problema hoje”, observou o magistrado.