top of page

Trajetória

Durante o mês de novembro, o Espaço Cultural do TRF1 recebeu a exposição ‘Trajetória’

Guilherme Corrêa/TS | Ed. 94 Nov 2018

No período de 5 a 23 de novembro, o Espaço Cultural Desembargador Federal Murat Valadares do TRF1 recebeu a exposição Trajetória, da artista Patrícia Costa. O tema teve como objetivo simbolizar por meio das peças a caminhada trilhada pela artesã.

Atuando há mais de 20 anos como arquiteta, desenhista, artista plástica e designer, Patrícia dedica a maior parte de seu tempo dando vida aos quadros. Ao recordar desde quando a arte faz parte de sua vida, ela se lembrou da época em que coloria desenhos junto com a turma na escola quando era elogiada por tamanha precisão e talento. No decorrer de sua caminhada, graduou-se em diversos estilos e técnicas como desenho, xilogravura, gravura em metal e outros, mas por ter começado tão cedo, a artista se considera autodidata.

Nascida em Fortaleza/CE, Patrícia encontrou dentro de casa a inspiração necessária para trilhar o rumo artístico, herdando de seu pai o talento para pintar e alcançar o reconhecimento merecido. “Meu pai desenha e pinta muito bem e apesar de não comercializar a arte dele, tem um dom incrível. É quem me inspira na vida”. Seguir esta trilha deu tão certo que a artista foi premiada como uma das 30 maiores artistas autodidatas do estado do Ceará e participou de várias exposições individuais.

Durante o período da mostra, quem passou pelo Espaço Cultural pôde presenciar um acervo numeroso de obras contemporâneas, estilo que se caracteriza pelo uso de uma ampla variedade de materiais, imagens e formas de exibição. Para alcançar a precisão necessária para criar quadros contemporâneos, Patrícia precisou primeiro aprimorar o estilo clássico. “A arte pra mim é uma coisa muito séria. Pro artista saber fazer o contemporâneo, ele precisa antes saber fazer o clássico”, explicou.

Com o fim de mais uma exposição bem-sucedida, Patrícia Costa pretende continuar a pintar, expor suas obras e usufruir das experiências que, segundo ela, ajudam-na a tornar seus dias melhores. “Saber que, de alguma maneira, eu estou contribuindo com o mundo para que pessoas se sintam mais felizes por meio de uma obra de arte me faz muito bem”, disse.


 

Tel.: (85) 99991-3979

E-mail: patriciacosta.arq@hotmail.com

DSC_5859.JPG
_TRF0516_edited.jpg
DSC_6134_edited.jpg
bottom of page