top of page

Capillas de Mármol 

Pouco antes da minha terceira ida ao Fim do Mundo ( Ushuaia ), desta feita pela Ruta Nacional 40 na Argentina, assisti no programa Globo Repórter uma fantástica reportagem sobre as Capelas de Mármore, localizadas no Lago General Carrera, na parte norte da Patagônia Chilena, no 2º maior lago da América Latina, atrás apenas do Lago Titicaca no Peru. O lago General Carrera é imenso com águas azuis, compartilhado com a Argentina onde é chamado de Lago Buenos Aires. Imediatamente nos reunimos com os companheiros de aventuras Aurelino e Nana e fizemos as devidas alterações no roteiro, a fim de nos deleitarmos com essa maravilha da natureza. 

Euvaldo Pinho*/CB
Ed. 118 março 2021

Inegavelmente é muito longe. Para quem almeja ir rodando de carro o ideal é ir em um 4x4, porém para quem comunga em que não importa muito o local a ser visitado e sim ir curtindo pelo caminho, conhecendo as localidades, as culturas e pessoas, é SENSACIONAL!!!!!!!!... Optamos  ir pelo Chile pois lá nos sentimos muito acolhidos e protegidos; que país sério, seguro e respeitador.  

  

Chegamos em Puerto Rio Tranquilo, uma Comuna Chilena na Província de General Carrera, Região de Aisén, na famosa Carretera Austral, lá pelas 15h e em função do adiantado da hora, optamos seguir diretamente a um pequeno atracadouro, o qual já conhecíamos, onde existe um grande chalé, para locação, com dois quartos, cozinha, banheiro e uma aconchegante sala de estar com lareira. 

  

O sol já estava baixando e a mudança de tempo já se aproximava, meus companheiros decidiram então em abortar o passeio comigo devido ao frio intenso que já começava a castigar com ventos cortantes além do receio das ondas no lago, que por consequência aumentavam de tamanho. Enquanto os três se ocuparam em aprontar o nosso novo lar por uma noite, eu devidamente agasalhado e juntamente com o barqueiro partimos de barco com o equipamento fotográfico em punho, com vento a favor e um potente motor que nos levou diretamente ao ponto, em 30 minutos. Via internet já tinha visualizado anteriormente as Capillas e dando asas à minha imaginação, sem falar na expectativa de ver in loco aquele espetáculo do nosso destino atual, segui em frente. 

  

Um complexo de túneis e cavernas esculpidas no mármore, lapidados pela erosão formam as famosíssimas Capelas e Catedral de Mármore. Na realidade é que a natureza  nos presenteou com uma cadeia de montanhas de mármore que descem até a margem deste famoso Lago. É algo surreal e grandioso. A natureza esculpiu para nós com a força dos ventos e das águas de um azul inigualável, essas espetaculares esculturas de belas formas e cores, com desenhos arrodeados e pontiagudos. 

  

Não direi que tive azar em chegar no fim da tarde,  pois tive sorte em ter convencido o barqueiro a me conduzir naquela hora já não muito propícia. Como bom conhecedor dos ventos e das águas achei por bem garantir a ida. Fiz mais de 800 fotos, dentre as quais escolhi as melhores para esta edição. Lá chegando, e usando um pouco da minha diplomacia, juntamente com meu companheiro náutico, amarramos o barco de maneira a não causar danos e desembarcamos passando a clicar por dentro das esculturas e de dentro a fora, o que não é usual. Inclusive registrando a minha presença nesse local, porque não dizer sagrado, em um silêncio somente quebrado pelo barulho das águas e do vento. 

  

Ao retornamos para a base, onde nos esperavam com a lareira acesa e um churrasco chileno com batatas e salada comprados em Rio Tranquilo, que fica a menos de um quilometro, e só tem um posto de gasolina, um hotel restaurante e poucos residentes, só me restou compartilhar com meus companheiros as imagens obtidas. 

Quando os outros expedicionários viram as fotos, que poderiam estar melhores caso estivesse com o sol brilhando, ficaram encantados e logo combinamos retornar no dia seguinte pela manhã, para que também tivessem acesso a essa maravilha da natureza.  

Com imenso prazer compartilho o que vejo e vivo "Por Aí" com vocês, meus fiéis seguidores. 

*Euvaldo Pinho é servidor aposentado da JFBA e colaborador da revista

Legendas e fotos do autor

Entre o mar e os pescados

Terapia para a alma

Colossal

Jellyfish Lake

Enfim, Moorea

bottom of page