Viagem fora de série
Uma aventura nos Alpes Suíços com direito a piscina termal em temperatura abaixo de zero é a história que Euvaldo Pinho nos traz nesta edição
Euvaldo Pinho*/CB
Ed. 103 Out 2019
Dessa vez, fomos em busca de aventuras nos Alpes Suíços, mais especificamente em Leukerbad, uma comuna suíça no Cantão Valais, com uma população estimada de 1.500 habitantes, encravada nos penhascos altíssimos e enfileirados.
Inicialmente, pegamos um trem de Viena a Milão, no qual pernoitamos, isto é, quando as “capetinhas” (minhas netas) nos deixavam dormir. Na cabine, elas queriam ficar no beliche de cima. O jantar foi um piquenique acompanhado da euforia e do inusitado da viagem de trem. De Visp até Leuk, ambas na Suíça, foram mais dois trens e um ônibus até Leukerbad.
A charmosa Leukerbad se estende por uma área de 67,2 km², cidade que se situa a 1.402m de altitude. Sua atração principal são as 30 piscinas termais ao ar livre, razão de a cidade ser tão procurada.
Da linha do trem até Leukerbad fizemos o caminho de ônibus por uma linda estrada muito estreita e sinuosa, onde começamos a ter contato com uma quantidade de neve bem maior até alcançarmos a cidade e nos hospedarmos em Leukerbad. A comuna pequena é cheia de hotéis e de bares para "todos os bolsos". E convenhamos, a cidade toda branquinha pela neve fica um charme só!
Após andarmos bastante para um reconhecimento de terreno, começamos a pesquisar onde poderia ser nosso jantar até acharmos uma pizzaria muito boa, mas teríamos que chegar ao estabelecimento por volta das 21h. Pois foi o que fizemos!
Dada a imensa procura por suas atrações, a Leukerbad Therme vende períodos de três horas por pessoa para livre utilização de suas piscinas térmicas e parque aquático. Além disso, o espaço oferece bares, restaurantes, spa, sauna, massagens, naturopatia, tratamento termal e cosmético, disponibilizados mediante reservas.
Para uso das piscinas o dia inteiro o valor é de 30 francos suíços (mais ou menos R$123,60). O sensacional realmente foi nos banharmos nas piscinas externas, onde pegamos 3,5° negativos enquanto a neve caia e nada sentimos dada a temperatura entre 37° a 39° nas águas termais das piscinas.
Se eu adorei, imagine as princesas... apesar de elas terem preferido os três tobogãs com água, livres para adultos também.
No fim de uma das principais ruas encontramos o teleférico Torrent-Bahnen, que nos conduziu para uma estação de esqui a 2.300m de altitude, onde encontramos todo o tipo de atração na neve. O local é muito amplo e bem frequentado, almoçamos goulash (sopa à base de pimentão, carne e legumes) da melhor qualidade e fondue após gastarmos muitas calorias nas diversas opções de esportes, na neve, por lá oferecidas.
Em resumo, foi uma viagem inusitada, alegre e especial em família, em um local sui generis, que mais se parece com uma grande pequena cidade encravada entre penhascos de pedras encobertos de muita neve, em um ajuntamento de pessoas desconhecidas num ambiente lindo, muito seguro e feliz Por Aí...