top of page

Psicorrealismo

Durante o mês de outubro, o espaço cultural do TRF1 recebeu exposição sobre Psicorrealismo

Guilherme Corrêa/TS | Ed. 93 Out 2018

No período de 1º a 19 de outubro, o Espaço Cultural Desembargador Federal Murat Valadares do TRF1 recebeu a exposição Psicorrealismo, de Adalardo Nunciato Santiago. O tema, segundo o artista, é a combinação do psico (arte que cria com origem em suas convicções) e do realismo (criações que são fruto de uma realidade por ele apreendida, transformada e trabalhada por seu sistema de valores).

Nascido em Franca/SP, ele começou sua trajetória acadêmica ao ingressar na Universidade de Brasília (UnB) para cursar Comunicação Social. Já como artista, entrou no mundo da música até que teve que parar. Foi quando em meados de 1978, em Estocolmo, Suécia, lugar onde viveu por um período significativo, iniciou seus estudos pelo mundo das artes ao trabalhar com relevo em madeira.

Só a partir do momento de seu retorno para o Brasil, o artista começou seu trabalho com pintura, pois percebeu que fazer trabalhos em madeira e bronze era muito caro e inviável. “Lembro-me que comecei a observar, no momento em que produzia meu primeiro quadro, que a pintura é um processo que se apoia em vários pontos da atividade humana. A prática da arte, em suas várias manifestações, é um mecanismo de autoconhecimento e autossuperação”, avalia.

Filho de mãe estilista, Santiago, como é conhecido, começou a ter seu trabalho cada vez mais reconhecido e, por volta de 1993/94, ao realizar uma exposição em Zurique, vendeu 15 dos 24 quadros expostos. Em suas telas é marcante a exploração de cores e a harmonia. Para ele, o fato de ter sido colecionador de tapetes persas, objetos que têm harmonia e bom balanço de cores, influenciou bastante o seu trabalho atual.

O expositor transmite por meio das suas pinturas obras com conteúdo espiritual, religioso, ecológico e de informações adquiridas ao longo de suas vivências. “É muito gratificante ver o produto final. Cada obra terminada transparece um pouco de quem o artista é, como pensa e sente frente ao seu cotidiano”, finalizou.

Contatos do artista:

Tel.: (61) 98191-4355

E-mail: ansantiago77@yahoo.com.br

DSC_5716.JPG
DSC_5859.JPG
_TRF0516_edited.jpg
bottom of page