Corresponsabilidade
Durante o mês de agosto, o Espaço Cultural do TRF1 recebeu a exposição com o tema Corresponsabilidade
Guilherme Corrêa/TS | Ed. 91 Ago 2018
Corresponsabilidade. Responsabilidade compartilhada, qualidade da pessoa que é responsável com outra ou com outras pessoas, geralmente sendo ambas autoras em demanda judicial e respondendo conjuntamente por seus atos.
Entre os dias 14 e 24 de agosto, o Espaço Cultural Desembargador Federal Murat Valadares do TRF1 recebeu a exposição que busca expressar esse conceito. A mostra “Corresponsabilidade”, da artista Eny Junia, teve o objetivo de sensibilizar as pessoas a serem mais responsáveis umas com as outras em relação às decisões tomadas no dia a dia para se construir um Brasil melhor.
Na mostra foram expostas 12 peças confeccionadas com as mais variadas técnicas, como acrílica sobre tela, óleo e colagem. Além disso, a artista utilizou materiais como o espelho porque, segundo ela, “gostaria que aquele quadro conversasse com a pessoa que se posiciona ali. Essa conversa de responsabilidade compartilhada”.
Com um tema bastante politizado, Eny revela que ao desenvolver as ideias percebeu a complexidade dos problemas vividos no Brasil e ao ser tocada por isso, colocou nas telas o que pretende passar para as pessoas, a consciência de que cada decisão tomada para a melhoria do País tem que ser pensada e compartilhada. “Quando eu me coloco para ser responsável junto com as pessoas ou os governantes que eu escolho, aí eu sou corresponsável. É uma responsabilidade compartilhada. É difícil, mas temos que ir passo a passo de alguma forma. Não podemos desistir. Essa é a ideia”.
Filha de artista, Eny puxou da genitora a veia artística. Segundo ela, sua mãe era muito criativa, pois gostava de escrever poesias, transformar coisas, e daí veio o interesse em ser criativa. “Eu gosto muito de criar. Eu quero fazer de um jeito, de outro. Às vezes não dá certo, às vezes dá. Mas eu gosto muito de inventar. O processo de criatividade é fantástico”. Apesar de estar inserida em uma família talentosa e criativa, a artista começou tarde a desenvolver a arte de pintar. Foi ao se deparar com quadros expostos na casa de uma amiga, em 2005, que ela sentiu a necessidade de aprender a pintar e de se inserir no meio artístico.
Ao realizar a mostra com o tema Corresponsabilidade, foi a primeira vez que a artista expôs sozinha. Para ela, a experiência, além de incrível, mexeu muito com ela. “Eu desejava muito, mas me deu um frio na barriga. É novidade pra mim! Mexeu muito comigo! É o resultado de um processo longo”.
Como resultado da prática de pintar e do processo de criatividade, Eny encontrou na arte uma forma de cura. “Quando você se expressa de alguma forma ou de várias formas, algo acontece em você de tomar decisões e liberar toxina. É como uma forma de tirar de você coisas que te deixam preocupados. Aquilo preenche você. Isso foi uma mudança grande dentro de mim”.
Contatos da artista:
Tel: (61) 99977-1233
E-mail: enyjunia@gmail.com