top of page

Texturizando e
colorindo a vida

Sentimentos e momentos da vida são expressados nos quadros de pintura abstrata da artista Kátia Brasileiro

Jordana Matos e Larissa Santos  | Ed. 129 março 2022

Em uma mistura de cores, alegria e vibração, “Texturizando e colorindo a vida” busca levar as pessoas que observam a instantes de reflexão e admiração à medida que se deparam com as obras da artista Kátia Brasileiro. 

A exposição é composta de uma série de pinturas abstratas, todas com cores vibrantes e alegres. “Meus quadros são extremamente decorativos. É uma arte abstrata. Utilizo técnica mista, com muita textura e diversos materiais”, afirma a artista. 

Com tinta acrílica sobre tela, Kátia retrata, nas 12 obras que compõem “Texturizando e colorindo a vida”, sentimentos e momentos que fazem parte da vida de uma pessoa, tais como saudade, lembranças e superação. 

A expressão da artista toma forma com cores e texturas e, em suas obras, os detalhes são ricos e priorizados. 

O trabalho de Kátia Brasileiro ficou exposto na Galeria Virtual do TRF1 no período de 28 de fevereiro a 25 de março. A iniciativa permitiu que mesmo nas medidas restritivas de circulação de pessoas em função da pandemia da Covid-19 o público pudesse acessar a exposição por meio de fotografias no portal do Tribunal

A artista 

Kátia Brasileiro é formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é natural do Recife/PE, mas reside atualmente no Rio de Janeiro. Ela começou a pintar ainda na infância, e aos 7 anos de idade já fazia sua primeira coletiva. 

Atualmente, a artista conta com mais de 50 exposições e diversas premiações em concursos de artes. Ganhou quatro medalhas de ouro, três medalhas de bronze, quatro menções honrosas e o 1º Grande Troféu Suzano de Artes Plásticas. 

Durante sua trajetória pela arte, Kátia busca novas formas de criar e dar profundidade e consistência ao seu trabalho. Pensando no futuro do Planeta, ela evita qualquer forma de material que agrida o meio ambiente. 

“Utilizo tinta acrílica como base e costumo dar uns efeitos com esmalte. Trabalho sob encomenda, faço o tamanho e as cores, tudo numa total harmonia com a decoração da casa, escritório, consultório etc.”, explica Kátia. 

As obras de sua autoria estão espalhadas por vários países, tais como Espanha, França, Singapura, Estados Unidos e em alguns estados do Brasil. 

Como expor 

Artistas que se interessarem em expor suas obras na versão on-line do Espaço Cultural do TRF1 devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) pelo e-mail asrep@trf1.jus.br, observando o regulamento do Espaço Cultural, disponível no portal do TRF1

Até aqui, encáustica

Sobre mulheres e pontes

Trajetória

bottom of page