top of page

Acqua 

O elemento essencial para a vida se transforma em obra de arte pelas mãos da artista Jordanna Oliveira

Jordana Matos e Larissa Santos  | Ed. 128 fevereiro 2022

O apelido de “Planeta Água” não é à toa: cerca de 70% do globo terrestre é formado por esse elemento tão importante para a sobrevivência dos seres que habitam no planeta Terra. 

Seja doce ou salgada, a água encanta com suas formas e cores, e a artista Jordanna Oliveira, de 23 anos, traduz esse sentimento em arte na exposição “Acqua”, exibida na Galeria Virtual do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no período de 14 a 25 de fevereiro. 

Enfatizando a importância do elemento e a beleza que a água representa, as obras foram criadas por meio da técnica acrílico sobre tela em forma aquosa. 

“Acqua” é composta por uma série de telas de pinturas abstratas, que tomam forma com as cores azul e dourado. Cada uma das obras recebeu um nome em referência a água, mar e céu. 

 

Sobre a artista 

Nascida e criada em Goiânia/GO, Jordanna começou a pintar por sua própria conta e correu atrás de seus objetivos. “A arte sempre esteve presente na minha vida desde muito pequena”, lembra a artista.  

Apesar disso, ela começou a se aprofundar no assunto aos 17 anos e iniciou sua carreira artística com a técnica abstrata. “Comecei a me dedicar e iniciei no abstrato, onde consegui me expressar da forma que buscava”, conta.  

Depois, a artista partiu para acrílico sobre tela em forma aquosa – mistura de água e tinta acrílica até chegar a uma textura fluída –, usando a sobreposição das tintas para formar pequenas células por meio da mistura.  

Hoje, aos 23 anos, Jordanna vive da arte, pintando quadros e murais e tem como referência as obras de Romero Britto, Homero, Samuel Caixeta e Cobra. Ao ser questionada sobre como se sentia ao receber o convite do TRF1, ela afirma: “fiquei super feliz com a iniciativa do Tribunal, porque, através dela, outras pessoas podem conhecer o trabalho de artistas iniciantes”. 

 

Galeria virtual 

As obras de Jordanna Oliveira ficaram expostas na versão on-line do Espaço Virtual do TRF1. Apesar das medidas restritivas de circulação em função da pandemia da Covid-19, o público pôde acessar os trabalhos da artista por meio de fotografias na Galeria Virtual

Para selecionar os artistas que participarão de exposições promovidas pelo TRF1, a Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) realiza, periodicamente, trabalho de captação, que inclui idas a galerias de arte de Brasília e divulgação pelas redes sociais. Além disso, os próprios artistas interessados em expor podem procurar a Assessoria. 

Após realizados os contatos, vêm as etapas de seleção e marcação da mostra. As orientações completas para participar como expositor estão disponíveis no regulamento do Espaço Cultural

Vale ressaltar que a Asrep providencia o contato, mas não realiza intermediação de compra e venda; portanto, os interessados em adquirir as obras devem falar diretamente com o artista responsável pela exposição.  

Até aqui, encáustica

Sobre mulheres e pontes

Trajetória

bottom of page