Internet
SEJA GENTIL!
No mês em que se comemora o Dia da Gentileza, saiba que ser gentil melhora a saúde e o convívio social, tornando pessoas mais felizes.
Rayane Guilhon/CB | Ed. 104 Nov 2019
Você já foi gentil hoje? E sabe o verdadeiro significado da palavra gentileza? Muita gente confunde o ser gentil com noções básicas de educação. Segundo o dicionário, gentileza significa “cortesia, amabilidade, delicadeza praticada pelas pessoas, uma forma de atenção e de cuidados que torna os relacionamentos mais humanos e menos ríspidos”.
Essas simples práticas são importantes para uma boa convivência. O beneficio do ato vai além do campo material, alcançando também o mental e o espiritual. É o que vários estudos comprovam. No livro publicado pelo psicoterapeuta Piero Ferrucci, “A arte da gentileza: as pessoas mais gentis são mais felizes e bem sucedidas”, ele afirma que há indícios cada vez mais fortes de que cultivar estados mentais positivos como a gentileza e a compaixão definitivamente melhora a saúde psicológica e aumenta a felicidade.
Um simples ato de abraçar alguém, reconhecer e elogiar um bom trabalho, cumprimentar pessoas desconhecidas são maneiras práticas de se exercitar a gentileza. A ideia é que sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.
Daniella Meira Lima, psicóloga do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) explica que ser gentil vale muito a pena. Para ela, um poder de cura para a alma, além de promover uma sensação de bem-estar e de dever cumprido. “Para algumas pessoas é mais fácil do que para outras, como tudo na vida. Buscar ser gentil não é "forçação de barra", não é falta de autenticidade, é ser esperto, é reconhecer que é algo que devemos fazer para sermos e fazermos os outros felizes”.
O ato de ser gentil é tão importante que ganhou uma data especial. Comemorado no dia 13 de novembro, o Dia da Gentileza tem como objetivo unir países em prol de compartilhar boas ações em nome de um mundo mais gentil. Ele está marcado na folhinha do Ministério da Saúde como mais um indício de que esse ato só traz resultados positivos para o próprio organismo.
Pesquisas comprovam como o ato de ser gentil ajuda na saúde mental e física de quem o incorpora como rotina.
Alivia sintomas de ansiedade
Em estudo realizado pela Universidade da Columbia Britânica ficou comprovado cientificamente que praticar um ato de gentileza por dia traz uma série de benefícios à saúde, como: relaxamento, estabilidade na respiração e nos batimentos cardíacos, além de o aumento dos níveis de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade).
Protege o coração
Pesquisadores da Universidade de Miami (EUA) concluíram que pessoas gentis têm um aumento significativo na produção de ocitocina, o “hormônio do amor”. A ocitocina mantém a pressão arterial equilibrada, previne inflamações vasculares e protege o coração.
Tratamento da depressão
Barbara Lee Fredrickson, psicóloga, professora e diretora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia da Universidade da Carolina do Norte, observou, em estudo, a relação entre a gentileza e a depressão. Após serem orientados à prática de atos de gentileza, alunos em tratamento contra a ansiedade no Departamento de Psiquiatria da Universidade demonstraram menos propensão ao isolamento, aumentando o convívio social.
Diminui as dores do corpo
Em estudo clínico realizado por Nigel Mathers, da Universidade de Sheffield no Reino Unido, apontou que pessoas com dores musculares e de articulação depois de estimuladas a serem gentis tiveram uma melhora significativa no quadro, além de mostrarem elevação do nível de produção da endorfina, analgésico natural do corpo.
Aumenta a expectativa de vida
Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) concluíram que a expectativa de vida de quem presta trabalho voluntário aumenta em cinco anos a mais do que a população em geral e os riscos de morrer cedo caem em 44%.
Leia mais em: https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/5-formas-como-ser-gentil-melhora-sua-saude-fisica-e-mental/