Internet
HORA DE PEDALAR
No mês em que se comemora o Dia de Bike ao Trabalho, saiba quais são os benefícios que essa atividade física traz à saúde
Jaime Santana /Claudia Bernal | Ed. 99 Mai 2019
Já é tradição em vários países: a segunda sexta-feira do mês de maio é dia de ir de bicicleta ao trabalho. A data, criada há 58 anos pela organização League of American Bicyclists, dos Estados Unidos, foi adotada no Brasil em 2013 pela ONG ‘Bike Anjo’. A ideia é um incentivo à saúde, à sustentabilidade e aos governos (para que adaptem as ruas com segurança para os ciclistas).
Desde 2014, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região incentiva o corpo funcional a usar esse meio de transporte pelo projeto “Vem de Bike que é Legal”. “A ação visa beneficiar a saúde e o bem-estar do servidor e do meio ambiente, além de contribuir com a mobilidade urbana”, explica a supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida (Sevid), Aline Campos.
Uma das mudanças após a atividade ser adotada foi o aumento do número de bicicletários, os chamados Paraciclos. Há um no subsolo do Edifício Anexo I e outro no subsolo do Edifício Anexo III. Segundo Aline, há ainda um projeto de instalação de outro bicicletário no Sede I ainda este ano.
Os benefícios para a saúde são inúmeros. “O indivíduo fisicamente ativo tende a ser mais saudável, com maior qualidade e expectativa de vida”, enumera Ana Alice Siqueira, diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa). De acordo com ela, a atividade física previne doenças cardiovasculares. Tais benefícios podem ser tanto “agudos”, ou seja, os sentidos logo após a prática da atividade, quanto crônicos – aqueles mantidos mesmo após o repouso.
Ela ressalta que, dentre os que se mantêm ativos, destaca-se melhora da glicemia e do colesterol, maior flexibilidade articular, ganho de massa magra, controle do peso, melhora da pressão arterial e diminuição de depressão e demências. “A atividade física também aumenta os níveis de serotonina, melhorando as dores crônicas e a depressão”, explica Ana Alice.
ADESÃO
Após a campanha ‘Vem de Bike que é Legal’ ser iniciada, verificou-se o aumento do número de colaboradores que utilizam a bicicleta para se deslocar de casa ao Tribunal. Hoje, são 40 pessoas com essa rotina. Uma delas é Yuri Oliveira de Freitas, servidor da Divisão de Estatística (Diest). Para ele, a atividade não é somente vantagem para a saúde, mas o contato com a cidade também o anima. “Seja pela observação mais detalhada do verde e mesmo das casas e monumentos, pelo contato direto com o vento no rosto e com o sol, pela sensação de liberdade, pela despreocupação com o trânsito e seus engarrafamentos e com o estacionamento. Além disso, faz bem para coração e também é desestressante”, lista Yuri.
Geraldo Martins Jr., colaborador da Seção de Programação Visual, acredita que a substituição do carro pela bike traz benefícios pessoais e sociais. “Vir ao trabalho de bicicleta dá uma nova disposição para o resto do dia. É uma atividade física ao ar livre, o que é muito agradável. E se repetimos por vários dias, melhora nosso condicionamento. Há também uma economia de combustível e a eliminação do problema de encontrar uma vaga aqui perto do TRF.” Já entre os problemas sociais, ele lista que cada carro a menos reduz a poluição e garante mais espaço nas vias. Fora o entrosamento maior entre aqueles que andam a pé e circulam também pelas calçadas de bicicleta, de patinete, etc.
“Há ainda eventos que dão atenção aos ciclistas, criando estacionamentos seguros e até descontos no valor da entrada para quem vem de bicicleta”, comenta Geraldo.
SAÚDE SOBRE DUAS RODAS:
Confira os benefícios que andar de bicicleta trazem à saúde
Emagrecimento: pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita acúmulo de gordura no organismo.
Melhora a resistência muscular: assim como outros exercícios, pedalar exige força de seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalham quase todos os grupos musculares do seu corpo.
Bem-estar: pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer.
Aumenta o fôlego: pedalar exige muito oxigênio e assim sua respiração será muito exercitada. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.
Tem baixo impacto nas articulações: no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.
Então, se você tem alguma restrição para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bike.
Reduz o colesterol: o ciclismo estimula o metabolismo e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim sejam rapidamente queimadas.
Controla a glicemia no sangue: ao pedalar com frequência, o nível de açúcar no sangue é equilibrado.
Regula a pressão arterial: Nem só seus músculos são tonificados com o pedal constante, suas artérias e veias também são, a contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial. O seu coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando menos esforço para bombear sangue para o corpo.
Elimina toxinas do corpo: suar durante as pedaladas elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor.
Melhora a circulação sanguínea: ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo; então, seu coração vai bater mais, e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho só melhorem.
QUERO IR DE BIKE AO TRABALHO!
E você? Está com vontade de ir de bike ao trabalho e não sabe por onde começar a se preparar?
O site da ONG ‘Bike Anjo’ (www.bikeanjo.org) dá todas as dicas com textos e vídeos para se encarar esse desafio. Desde conhecimento teórico, antes de subir na bike, a dicas práticas – sobretudo direitos e deveres no trânsito. Como pedalar e sinalizar, aulinhas de mecânica e até curiosidades, como dicas para se chegar “produzido” a um compromisso após as pedaladas.
CLIQUE NO LINK E BAIXE UM MANUAL COMPLETO SOBRE COMO USAR A BIKE PARA O TRABALHO, DA ASSOCIAÇÃO TRANSPORTE ATIVO.
http://www.ta.org.br/educativos/DOCS/De_bicicleta_para_o_trabalho.pdf
Confira algumas dicas para andar de bicicleta no trânsito:
Capacete: Use SEMPRE o capacete de proteção.
Iluminação: Coloque um farol na bicicleta para quando for pedalar à noite.
Trafegue na direção correta: Jamais pedale na contramão. O correto é pedalar na mesma direção dos veículos.
Ande em linha reta: Não pedale em zigue-zague, mas sempre em linha reta.
Sinalize: Sempre sinalize com o braço direito a direção que for tomar, principalmente em cruzamentos e esquinas.
Fique atento: Não fique o tempo todo olhando para trás, somente nos momentos de mudança de faixa e direção. Preocupe-se com o que está à frente! E também não pedale escutando música em fone de ouvido. A audição isolada diminui a percepção do trânsito, que deve ser visto e ouvido!
Fonte: https://www.carrodegaragem.com/dicas-para-andar-de-bicicleta-no-transito/
O Ministério das Cidades divulgou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, ciclovias de Brasília, regras de circulação e dicas de segurança. A cartilha explica que a bicicleta é um veículo como qualquer outro e, portanto, deve seguir as normas de trânsito. Para mais informações sobre a cartilha, acesse aqui.