Panorama
Março 2022
Secretaria de Auditoria Interna divulga Plano Anual de Auditoria 2022
Para demonstrar o planejamento das ações que serão realizadas ao longo de 2022 – de janeiro a dezembro –, a Secretaria de Auditoria Interna do TRF1 (Secau) divulgou o Plano Anual de Auditoria (PAA-2022).
Os trabalhos previstos envolvem auditorias, consultorias, monitoramentos, acompanhamentos e execução de projetos com fundamento nos critérios da materialidade, relevância, criticidade e risco para se estabelecer uma escala de prioridades.
Fevereiro 2022
Nova versão do PJe é lançada e marca o início de nova fase da transformação digital
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou a cerimônia de lançamento da versão 2.2 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no dia 8 de fevereiro. O evento contou com a participação de várias autoridades do Judiciário, entre elas o presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes.
A nova versão do Sistema eletrônico já está integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e marca o início de uma nova fase da transformação digital da Justiça no País.
Fevereiro 2022
Desembargador federal Francisco Betti é homenageado em sua última participação na sessão do Conselho de Administração
Em razão de aposentadoria, ocorrida no dia 21 de fevereiro, o desembargador federal Francisco de Assis Betti foi homenageado pelos integrantes do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) durante a sessão de julgamento do colegiado no dia 17 de fevereiro.
“Sinto-me muito honrado de ter trabalhado com todos; eu recebi um tratamento que me deixará saudoso. Não escondo a tristeza de não voltar a participar das sessões e do convívio com todos”, afirmou o desembargador.
Fevereiro 2022
Fórum da Seção Judiciária de Goiás recebe o nome do ministro José de Jesus Filho em homenagem póstuma
A Seção Judiciária de Goiás (SJGO), por indicação do desembargador federal João Batista Moreira, prestou homenagem póstuma ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José de Jesus Filho, atribuindo o nome do magistrado ao Fórum da SJGO.
José de Jesus Filho foi o primeiro juiz federal em Goiás e participou da instalação da Justiça Federal no estado. Tomou posse em janeiro de 1986 no Tribunal Federal de Recursos (TFR) e passou ao STJ a partir da Constituição de 1988. O ministro faleceu em 31 de dezembro de 2021, aos 94 anos de idade.
Fevereiro 2022
TRF1, TJDFT e TRT10 assinam termo de cooperação técnica para facilitar comunicação de penhora de direito litigioso
Na intenção de disciplinar a comunicação entre as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) firmaram Termo de Cooperação Técnica.
O acordo busca otimizar as rotinas administrativas a partir do uso de recursos tecnológicos para o aprimoramento da gestão judiciária, por meio do uso do Sistema Malote Digital, instituído pela Resolução 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para tal fim.
Fevereiro 2022
Cejuc/DF registra pela primeira vez cultura do acordo em órgão da administração pública indireta
O Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Distrito Federal (Cejuc/SJDF) mediou um acordo conciliatório entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – órgão executivo do Ministério da Saúde – e o estado de Mato Grosso, referente à restituição de mais de R$100 mil.
A conciliação foi inédita na unidade e as partes concordaram em não haver incidência de juros e de manter a correção monetária no índice já regularmente praticado pela Fundação.
Fevereiro 2022
CNJ lança meta para mapear inovação, Justiça 4.0 e Justiça Digital
A partir de informações prestadas pelos tribunais de todo o país, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai mapear o estágio de desenvolvimento das soluções digitais que estão sendo implantadas dentro do Programa Justiça 4.0. A exemplo do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual, dos Núcleos de Justiça 4.0, da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e do Codex.
A chamada Meta de Transformação Digital foi aprovada pelos presidentes dos tribunais, durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2021.
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Comitê autoriza criação de fórum permanente para compartilhamento de boas práticas entre diretores de Secretaria de Varas
Diretores de Secretaria de Varas contarão com uma nova ferramenta de trabalho: um fórum permanente para melhorar a efetividade na comunicação e compartilhamento de boas práticas e na disseminação de informações de interesse das Varas.
A iniciativa foi aprovada pelo Comitê Gestor Regional da 1ª Região de Atenção ao Primeiro Grau de Jurisdição (CGR-Priori) e o fórum será criado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
CNJ divulga cartilha com modelo de governança e gestão da PDPJ-Br
Para disseminar informações sobre o modelo de governança e gestão da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou uma cartilha que contém, de forma visual, os principais pontos e links para conteúdos complementares sobre a PDPJ.
A Plataforma é uma das ações do Programa Justiça 4.0 do CNJ e foi criada para modernizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe), incentivando o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais e garantindo a unificação do trâmite processual no País.
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Mutirão na Justiça Federal em Guanambi/BA soma 800 audiências em uma semana
No período de 19 de novembro a 3 de dezembro, o Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Guanambi realizou 800 audiências de conciliação relativas a processos que tramitam no JEF.
As audiências foram presenciais, respeitando as medidas sanitárias e indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço do Coronavírus. As cadeiras foram espaçadas, as mesas continham recipientes para álcool em gel e as salas foram higienizadas constantemente.
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Tribunais Regionais Federais brasileiros passarão a contar com mais magistrados
Com a sanção do Projeto de Lei 5.977/2019, no dia 1º de dezembro, os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País passarão a contar com uma quantidade maior de magistrados.
De acordo com a Lei 14.253/2021, o TRF 1ª Região será composto por 43 desembargadores, a partir da transformação de cargos vagos de juiz federal substituto em cargos de desembargadores dos tribunais.
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Sistema desenvolvido pelo TRF1 auxilia Subseção de Luziânia na migração de processos digitalizados para o PJe
Em parceria com a empresa Brascom Tecnologia, a Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento à Atividade Judicial (Asfaj) do TRF1 criou um sistema que permitiu a migração de processos digitalizados para o PJe na Subseção Judiciária de Luziânia/GO.
A Subseccional participou da Prova de Conceito do sistema, que se mostrou um sucesso. Sem a ferramenta, seriam necessárias aproximadamente 15 pessoas trabalhando durante três meses para fazer a exportação das peças processuais.