top of page
Clique para ampliar
DSC_7082.JPG

Lucas S.S. Lima/Ascom TRF1

MAIS INCLUSÃO

Alterações que visam acessibilidade no tribunal vão desde adequação de banheiros, instalação de rampas a sinalizações em braile

Carlos Rodrigues | Ed. 102 Ago/Set 2019

Em reunião ocorrida no dia 13 de agosto, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão aprovou o relatório das iniciativas relacionadas à “Acessibilidade e Inclusão” desenvolvidas no primeiro semestre de 2019.

Esse relatório informa sobre o andamento dos três projetos do Tribunal quanto à "Acessibilidade e Inclusão": a implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), a digitalização do Acervo Judicial do TRF1 (segunda instância) e a acessibilidade para os edifícios do TRF1 – este último, o de mais destaque, por ser diretamente relacionado ao assunto discutido na reunião.

O supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e Acessibilidade e Inclusão (Seamb), Carlos Domingues, explicou que o tema “acessibilidade para os edifícios do TRF1” conta com os seguintes projetos:

1 – instalação de poltronas para obesos nas salas de Sessões e do Plenário;

2 – adequação de banheiros, rampas e balcões de todos os prédios do Tribunal;

3 – instalação de elevador na plataforma para acesso ao restaurante do hotel no Centrejufe;

4 – sinalização tátil de piso para os prédios do Tribunal;

5 – instalação de sinalização tátil, em braile, na forma de placas, totens e mapas para todo o Tribunal;

6 – adequação de corrimãos de todas as instalações do Tribunal.

Desses projetos, a sinalização tátil de piso para os prédios do Tribunal é o mais adiantado, com 70% já executado. As peças já foram adquiridas e a instalação dos sinais está em andamento, conforme programado. Os mapas táteis para identificação por deficientes visuais também já foram comprados e estão aguardando a aquisição das bases para serem instalados em todos os prédios do Tribunal, o que equivale a 65% de execução do projeto até o momento.

Todos os demais itens também estão sendo executados – com exceção da aquisição de elevador para ligar o nível do restaurante ao nível térreo do Centrejufe, que ainda está em fase de estudo.

Além de aprovar o relatório, a Comissão aprovou novas iniciativas que serão encaminhadas para análise da Administração do Tribunal, entre elas, elaborar projeto para treinar porteiros para atenderem adequadamente a pessoas com deficiência; melhorar e validar a acessibilidade do portal do Tribunal (com a possibilidade de inclusão de legendas em julgamentos de interesses de pessoas com deficiência); analisar as necessidades de aquisição de equipamentos para servidores com deficiência auditiva, entre outras.

Participaram da reunião os seguintes membros: a juíza federal Denise Drumond (presidente), o juiz federal Ed Lyra Leal (membro efetivo); Carlos Domingues (membro efetivo secretário); Josefa Dias Gomes (membro suplente secretária); Mozart Eccheli (membro efetivo), Paloma Leal Coutinho (membro efetivo), Vanessa Siqueira (membro efetivo), Aline Sá (Sevid), Kalinca Araújo (Dicap), André Sampaio (Seceb).

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page