.png)

Lucas S. S. Lima/Ascom-TRF1
Transformação ágil
CEO do Agile Trends palestra sobre as mudanças que têm ocorrido nas instituições, incluindo as metodologias que visam gerar agilidade
Gabriela Chabalgoity | Ed. 101 Jul 2019
No dia 4 de julho, ocorreu no Tribunal Regional Federal da 1ª Região a palestra “Transformação ágil em fatos e suas consequências” com Dairton Bassi, Chief Executive Officer (CEO) do Agile Trends, instituição de referência sobre agilidade no Brasil. Ele foi convidado pela Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis) da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).
Com o avanço da tecnologia, é necessário que se evolua também a forma de trabalhar, e isso pode ser feito de duas formas: pela gestão de projetos e pela gestão de pessoas. O palestrante explicou o que é a transformação ágil que tem ocorrido nas instituições, apresentou dados sobre a adoção de metodologias ágeis, apontou algumas das principais características de instituições que adotam agilidade, impactos dessa evolução na cultura organizacional e novas habilidades da liderança.
Dairton ressaltou que a mudança de hábitos deve começar nas pessoas, apoiadas por seus gestores, que ao incentivarem essa mudança e estimularem autonomia para resolverem problemas. Dessa forma, a responsabilidade será de todos, e não direcionada apenas aos gestores.
Outra mudança considerada importante é construir equipes que reúnam diversas funções. Assim, elas vão conseguir resolver problemas mais abrangentes, e não somente problemas específicos que dizem respeito apenas a sua área.
Representantes da área de Tecnologia da Informação e de outras unidades do Tribunal marcaram presença no evento. A chefe da Assessoria de Assuntos da Magistratura (Asmag), Marcia Bittar Bigonha, afirmou que a palestra “foi muito interessante porque a gente acaba fazendo intuitivamente muitas das coisas que ele falou hoje. Além disso, ele trouxe conceitos que facilitam nosso entendimento e mostram que estamos no caminho certo”.






