.png)

Gestores da 1ª Região participam de encontro no TRF1
O evento proporcionou intercâmbio de boas práticas cotidianas entre os representantes das seccionais
Silvânia Rodrigues | Ed. 100 Jun 2019
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região realizou, no dia 11 de junho, o “Encontro de Representantes das Áreas de Gestão de Pessoas da 1ª Região”. Voltado para gestores da JF1, o evento proporcionou intercâmbio de boas práticas cotidianas entre os representantes das seccionais que trataram de temas como orçamento, capacitação de servidores e ponto eletrônico.
O diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia, abriu os trabalhos da reunião falando da importância do encontro para o aprimoramento das ações na área de Gestão de Pessoas. Em seguida, a diretora da SecGP, Estela da Cruz, esclareceu dúvidas quanto à unificação do Sistema de Recursos Humanos na Primeira Região, e os servidores Nádia Barbosa, da Divisão de Planejamento (Dipla), e Adelson Vieira, da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), fizeram explanação sobre questões orçamentárias.
A diretora do Núcleo Regional de Apoio ao Processo Administrativo Eletrônico (Nupae), Solange Chagas, palestrou sobre o Sistema de Ponto Eletrônico (Forponto) do TRF1, abordando aspectos como a experiência do órgão com o sistema, o processo de implantação e os benefícios do Forponto.
Logo após, os gestores foram divididos em dois grupos e participaram de oficinas que trataram do Adicional de Qualificação (AQ) e da capacitação de servidores em momentos de restrição de orçamento. Os participantes debateram assuntos e sugeriram soluções para as questões colocadas.
Aurino Damião, diretor da Divisão de Pagamento de Pessoal (Dipag), falou sobre o processo de automatização do cálculo das folhas de pagamento no TRF1 e, finalizando o encontro, o diretor da Divisão de Cadastro de Pessoal (Dicap), Fernando de Mendonça, e os representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Antônio Giovani Silverio e João Felipe Gonçalves, apresentaram o sistema e-Social, desenvolvido pela Secin em parceria com a SecGP e que atenderá a toda a Primeira Região.
Segundo o diretor-geral, a reunião foi uma oportunidade de aprendizado para todos. “Por videoconferência, este compartilhamento de experiências entre seccionais fica mais difícil. Em eventos presenciais, como este, a comunicação é facilitada”, explicou Carlos Frederico.
Para a supervisora da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (Seder) da Seção Judiciária do Acre (SJAC), Francisca Carvalho, iniciativas assim são importantes. “A gente encontra pessoas de outras seções judiciárias e tem a oportunidade de dividir as experiências uns com os outros. É uma troca bem valiosa”, afirmou a gestora.






