top of page
Clique para ampliar

Arte: Ascom/TRF1

Primeira_Região_ESPECIAL_Dia_das_Mães_20

Afeto e comemoração

Dia das Mães é marcado por homenagens na Primeira Região

Fernanda Medeiros/LS | Ed. 99 Mai 2019

O Dia das Mães é uma data celebrada no Brasil no segundo domingo de maio. Historiadores relatam que desde a antiguidade rituais, festividades e outras formas de manifestações culturais homenageavam as mulheres, a maternidade e a fertilidade. Porém, foi somente no início do século XX que a data foi se definindo e tornando-se tradição em vários países.

Essa data surgiu porque em Grafton, no estado da Virgínia Ocidental (Estados Unidos), uma mulher chamada Anna Jarvis com algumas amigas começaram uma campanha no núcleo de uma Igreja Metodista, da qual faziam parte, para mostrar a crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe. No dia 10 de maio de 1908, Jarvis conseguiu que a Igreja Metodista Andrews celebrasse um culto em homenagem às mães. Esse acontecimento, até então nunca ocorrido, logo se tornou famoso no estado.

Já no Brasil, o Dia das Mães só foi oficializado durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, e hoje é lembrado por todo o País com afeto, presentes e reuniões em família.

A data é também considerada a segunda mais importante comercialmente, ficando atrás apenas da comemoração do Natal.

 

Comemorações nas Seções Judiciárias

Celebrar o Dia das Mães virou tradição em vários lugares, e na Justiça Federal não é diferente. As Seções Judiciárias celebraram a data com atividades diversificadas.

No Tribunal Regional Federal da Primeira Região, servidoras, colaboradoras e estagiárias participaram, no dia 10 de maio, de um Talk Show sobre moda com as blogueiras Rebeca Nascimento e Layrelle Rocha da Silva. 

A palestrante Rebeca, formada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, trouxe dicas de moda para o dia a dia e listou sete critérios que devem ser avaliados para uma boa compra de vestuário, dentre eles: como questionar-se sobre a conveniência na aquisição de uma peça de roupa; como realizar cinco combinações mentais com peças já adquiridas para verificar a utilidade do item novo e equacionar o preço com a qualidade da roupa. Ela também mostrou peças-chave que toda mulher deve ter no armário, como calça jeans, blazer preto e alguma roupa listrada.

Falando sobre a rotina de mulheres modernas, a outra palestrante, Layrelle Rocha da Silva, graduada em Pedagogia, ressaltou a importância da organização mental e física para aquelas que exercem multifunções, já que muitas são mães, esposas e trabalham fora de casa. Além disso, a preletora enfatizou a necessidade de a mulher buscar o autoconhecimento para, assim, ser capaz de transformar o seu ambiente e as relações que a envolvem.

Essa palestra ocorreu no Espaço Pontes de Miranda, Edifício-Sede I do Tribunal, em Brasília/DF, e foi promovida pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) do TRF1.

Além de o bate-papo, a Assessoria de Comunicação do TRF1 realizou uma atividade denominada “O que é ser mãe?”. Nessa programação, servidoras foram convidadas a gravar um depoimento, em vídeo, falando sobre a maternidade. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do Tribunal.

Carlos Rodrigues/Ascom-TRF1

Na Seção Judiciária do Mato Grosso, o Dia das Mães foi comemorado no dia 13 de maio, segunda-feira, após o domingo das mães. Foi uma tarde especial com músicas e flores.

Um grupo de servidores voluntários se uniu para cantar na Justiça Federal em Cuiabá. Eles passaram nas salas cantarolando músicas alusivas ao amor maior e oferecendo às mães rosas, chocolates e brindes de empresas parceiras do Programa de Qualidade de Vida e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (Sindijufe-MT).

A atividade teve o apoio do diretor do foro, juiz federal Pedro Francisco da Silva, que deixou uma mensagem nos e-mails de todas as mães da Seção e das Subseções Judiciárias de Mato Grosso.

SECOS/SJMT

Na Seccional de Goiás, em homenagem ao Dia das Mães, foi realizada uma tradicional feirinha de artesanato, assim como acontece no fim do ano. A feira ocorreu nos dias 11 e 12 de maio no mezanino da Seccional.

Foram comercializados diversos produtos; semijoias, roupas, calçados, artigos decorativos, tapetes, utensílios de casa, sucos, entre outros.

Muita gente já esperava a feirinha para fazer as compras do Dia das Mães, além de ter sido um momento para os servidores se confraternizarem. A cada compra adquiria-se um cupom para participar de um sorteio de brindes.

A produção do evento contou com a colaboração do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego), que emprestou mesas e cadeiras para a exposição dos produtos.

SECOS/SJGO

Mensagem do Presidente em homenagem às mães da Justiça Federal da 1ª Região.

Arte: Ascom/TRF1

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page