top of page
Image by Alex Pasarelu

MÃES POSSÍVEIS

Live do TRF1 em homenagem às mães da 1ª Região retrata o “ser mãe durante a quarentena: do ideal ao possível”

Renata Fontes\IM | Ed. 109 mai 2020

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou no dia 8 de maio uma live em comemoração ao Dia das Mães. O evento, o primeiro nesse formato realizado pelo Tribunal, contou com a palestra da psicóloga do TRF1, Daniella Meira Lima, e com uma emocionante homenagem de magistrados, servidores e colaboradores às mães da Justiça Federal da 1ª Região (JF1).

 

O presidente do Tribunal, desembargador federal I’talo Mendes, abriu o evento saudando as mães da JF1. Em sua mensagem, externou o magistrado a importância de se valorizar a figura materna e de sempre mantê-la viva na memória. “Em todos os momentos das nossas vidas vamos nos lembrar das nossas mães, porque nossa mãe é, acima de tudo, o nosso próprio coração”, afirmou o presidente.

Em mensagem encaminhada por e-mail às mães da Primeira Região, I’talo Mendes homenageou sobretudo as mães da JF1, "que se dedicam ao cultivo de sementes do futuro ao mesmo tempo em que se empenham em suas atividades institucionais". Expressou, ainda, "gratidão àquelas que, mesmo em tempos difíceis, mantêm íntegra a capacidade de espalhar amor, serenidade, cuidado, afeto e compreensão. (...) E desejamos que cada passo dado na trilha da vida traga bons sentimentos, realizações e êxitos, com a certeza da relevante contribuição de todas as mães para um futuro mais digno e justo para a humanidade".

INOVAÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL DA 1ª REGIÃO

A programação teve sequência com a palestra “Ser mãe na quarentena: como fazer o percurso do ideal ao possível”, ministrada pela psicóloga do TRF1, Daniella Meira, que abordou as dificuldades que as mães vêm enfrentando neste período de isolamento social e os sentimentos de muitas delas para otimizar o trabalho remoto e conciliar aos cuidados com os filhos e ao trabalho doméstico. “Essa mãe da quarentena não pode ser uma mãe angustiada e ela está angustiada; mas ela deve buscar dentro das suas possibilidades ser uma mãe pacificadora”, ponderou Daniella.

Ela destacou que nós, mães, só nos damos conta daquilo que estamos prontas e preparadas para dar; todas têm um limite. Daniella ressaltou que é preciso apontar o compromisso de as mães reconhecerem seus limites e organizarem seu dia a dia a partir desses limites. A psicóloga reiterou, também, que as mães devem identificar suas próprias necessidades, principalmente a de dedicarem um tempo para si, um tempo em “que você faça o possível para se sentir bem”.

A psicóloga concluiu sua apresentação com um recado para todas as mães e famílias: “lembrem-se de que se de noite quando nós formos deitar e nossos amados, nossos pais, nossos filhos estiverem indo deitar também todos com saúde, aquele dia foi maravilhoso”.

Com representantes de Brasília, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia, o segundo momento da live ficou por conta do corpo funcional da JF1, que fez uma emocionante celebração com representantes talentosos da diversidade cultural brasileira e apresentações de poesia, canto e música.

 

Participaram da programação cultural os juízes federais da Seção Judiciária da Bahia Saulo Casali (canto) e Durval Carneiro Neto (canto); os servidores do TRF1 Daniel Arruda (gaita), César de Alencar (canto) e Ronan Teixeira (canto, juntamente com as filhas), além de Ana Carolina, filha da servidora Andrea Valadão de Araújo, com canto lírico, e do repórter cinematográfico da Ascom do TRF1 Robson Medeiros (canto).

Participaram também: Rita Cássia Gonçalves Pinto (da SJMT –canto); Beatriz de Mattos (da SJGO – canto lírico), Silvio Muniz (da SJMG – saxofone) e Gésner Braga (SJBA), que declamou uma poesia.

Na avaliação da assessora de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep), Juliana Espíndola, que coordenou e mediou o evento, a homenagem nesse formato pode ser considerada um momento de inovação na JF1. “O mundo já mudou, e precisamos nos reinventar, mudar; precisamos utilizar todas as ferramentas disponíveis neste momento de transformação, e este evento é uma oportunidade de melhorar e inovar, conectando os 13 estados e o Distrito Federal sob a jurisdição do TRF1 para celebrar o Dia das Mães”, declarou.

A live do Dia das Mães teve cerca de 500 visualizações no canal do Tribunal no YouTube e outras 100 na plataforma Teams.

 

Live está disponível no canal do Tribunal no YouTube.

bottom of page