top of page
image013.jpg

Vem aí a nova intranet do portal do TRF1

Treinamento totalmente on-line sobre o novo portal intranet do TRF1 reúne 240 participantes

Renata Fontes | Ed. 109 mai 2020

O portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região está em processo de modernização a fim de se adaptar às tendências da era digital contemporânea. As tratativas foram iniciadas em 2018, quando foi designada, mediante a Portaria Presi 6495128, uma Comissão Especial composta por magistrados e servidores para definir o esboço do Projeto de Modernização do Portal, incluindo Internet e Intranet do TRF1 e Seccionais, considerando, entre outras, a Resolução CJF 488/2018, que dispõe sobre a gestão da identidade visual da Justiça Federal e institui o Manual de Identidade Visual da Justiça Federal.

 

O Projeto de Modernização do Portal teve início com a nova Intranet da Justiça Federal da 1ª Região. A finalidade da iniciativa é desenvolver uma nova interface da página, atualizar a arquitetura de informações e o leiaute do portal Intranet - espaço destinado a servidores e magistrados. Foram 21 encontros da Comissão Especial, totalizando cerca de 75 horas de trabalho.

 

Denominado “Intranet Ágil”, o projeto pretende criar um espaço colaborativo, baseado na cultura de modern workplace, que propõe melhora na efetividade do trabalho em equipe por meio de aplicativos e soluções tecnológicas avançadas, principalmente nas áreas de cyber segurança, comunicação, organização, análise e armazenamento de dados. No novo ambiente, será possível receber comunicados, compartilhar notícias, criar um ambiente para organização das políticas do órgão, dentre outras novidades.

 

Treinamento

Gestores e produtores de conteúdo das áreas de Comunicação Social, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação do Tribunal e das Seccionais participaram, nos dias 28 e 29 de maio, do treinamento sobre as novas funcionalidades do Portal Intranet.

Com um total de 240 inscritos, 71 do TRF1 e 169 das Seccionais, a capacitação permitiu ao corpo funcional da Justiça Federal da 1ª Região conhecer e se familiarizar com as novas funcionalidades da Intranet.

Segundo Mário de Sena Braga Junior, diretor da Divisão de Sistemas Administrativos (Disad), o treinamento visou prover, aos gestores de conteúdo, o conhecimento das funcionalidades e recursos da nova ferramenta de portal. “O projeto da intranet representa o resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão de Modernização do Portal, instituída em 2018 com o objetivo principal da definição de uma estrutura de identidade visual moderna e que possibilitasse uma gestão ágil dos conteúdos de interesse do nosso público interno”, afirmou.

 

O primeiro dia de capacitação, ministrada pela empresa  Class Solutions, parceira da Microsoft, apresentou aos participantes o novo leiaute da intranet, uma visão geral e a demonstração de todos seus componentes. De acordo com os monitores do curso, Julyanna Viegas e João Celso, o usuário interno contará com uma intranet mais ágil, moderna e de fácil navegabilidade.

 

Entre as novas funcionalidades da nova intranet, será possível ao usuário tornar sua página inicial de trabalho mais intuitiva, conforme a necessidade de cada operador. Outra facilidade apresentada foi o gerenciamento das páginas, tanto do TRF1 quanto das Seccionais, de acordo com a realidade e as exigências de cada unidade judiciária, mantendo o leiaute comum para toda a Justiça Federal da 1ª Região. Além disso, haverá integração entre os programas do pacote Office 365 e a intranet, que possibilitará importação e exportação de arquivos de Word e Excel, por exemplo.

 

Funcionalidades como Calendário, Cursos, Comunicados, Eventos e Avisos possibilitarão cadastros de acontecimentos gerais, de interesse de toda a JF1, e, particulares, de interesse somente do TRF1 ou das respectivas Seções Judiciárias.

De acordo com os monitores, a administração dos componentes de cada portal (segmentação administrativa) será feita de maneira individual por usuários selecionados e autorizados previamente pela administração de cada unidade responsável pela gestão do portal, em cada órgão da JF1.

FASE DE HOMOLOGAÇÃO

Já o segundo dia de capacitação abordou individualmente os componentes da nova intranet como: a segmentação da administração da intranet pelas Seções Judiciárias; classificados; inserção de banners expositivos; alimentação e manutenção da galeria de imagens e vídeos; criação da página de notícias com inserção de imagens e vídeos; criação de páginas de conteúdo simples com lateral; criação de páginas de HiperlinksClipping e avisos.

 

Os classificados internos, componente já aprovado e adotado no TRF1 e em algumas unidades judiciárias em outro formato, contarão com critérios de aprovação decididos previamente pela Presidência do Tribunal ou pelas Diretorias de Foro, no caso das Seções Judiciárias, e será administrado pelo setor de Comunicação Social de cada unidade.

A exposição de banners na nova Intranet possibilitará inserção de imagens, vídeos e links, tornando a página inicial do portal mais atrativa para os usuários. Já a página de Notícias ficou mais interativa, com a possibilidade de avaliação por parte dos usuários por meio do novo botão 'curtir'.

 

Mais uma novidade em destaque no segundo dia do evento foi acerca da criação de páginas de avisos, inclusive com a separação pelas categorias e a possibilidade de busca no componente.

Para o servidor Antônio Serpa do Amaral, da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO), o treinamento, apesar de desafiador, teve o cuidado de delinear o novo portal Intranet para servir bem aos gestores e usuários da JF1. “Parabenizo os criadores do novo leiaute do Portal. Está muito interessante, com ferramentas e dinâmicas de operações inovadoras”.

O projeto do novo portal Intranet estará em processo de homologação entre os dias 1º e 5 de junho, fase em que os gestores de conteúdo do portal poderão fazer testes nos componentes de acordo com a sua segmentação administrativa.

Os vídeos do curso e o manual de administração foram disponibilizados no chat do evento e no One Drive do Office365.

bottom of page