top of page
image002-_2_.jpg

Novos dirigentes assumem trabalhos da Revista, Cojef, Esmaf e SistCon da 1ª Região

Devido à pandemia de coronavírus, os eleitos foram empossados por meio da plataforma Teams, com transmissão ao vivo pelo YouTube do TRF1

Larissa Santos | Ed. 109 mai 2020

A Revista do Tribunal, a Coordenação dos Juizados Especial Federais (Cojef), a Escola de Magistratura Federal (Esmaf) e o Sistema de Conciliação (SistCon) da 1ª Região já contam com novos dirigentes para os próximos dois anos. Os desembargadores federais Néviton Guedes, Ney Bello e Carlos Pires Brandão, Souza Prudente, Wilson Alves de Souza e Gilda Sigmaringa foram empossados no dia 11 de maio, nas respectivas funções de Coordenação, em solenidade realizada em meio virtual conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal I'talo Mendes.

Os novos dirigentes foram eleitos durante sessão da Corte Especial do dia 30 de abril, e a cerimônia de posse ocorreu na modalidade presencial com suporte de vídeo por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão em tempo real, tanto pela ferramenta quanto pelo YouTube.

 

O presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Mendes, ao abrir a solenidade, cumprimentou a todos os que acompanhavam o evento e afirmou ser um prazer participar da cerimônia. Após desejar felicidades aos empossados, o presidente passou a palavra ao diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra, que leu os termos de posse dos novos dirigentes.

O primeiro empossado a fazer uso da palavra foi o desembargador federal Néviton Guedes, que conduzirá a Revista do TRF 1ª Região. Ele agradeceu ao presidente e aos pares pela confiança nele depositada e pela oportunidade de servir à Administração do Tribunal durante esta gestão que, segundo ele, “ficará marcada pelo espírito público, pela eficiência e pela essência democrática”.

Em seguida, os desembargadores federais Ney Bello e Carlos Pires Brandão, que assumirão a Cojef nos cargos de coordenador e vice, respectivamente, se pronunciaram. Ney Bello agradeceu aos colegas pela indicação e pela confiança em seu trabalho. “A Cojef precisa efetivamente manter toda a competência e toda a qualidade de serviço que vem sendo prestado até hoje (...). A tecnologização de nossos serviços e a construção de juizados que estejam ligados à modernidade é de fundamental importância; razão pela qual estaremos todos juntos nesta jornada”, afirmou o magistrado.

Carlos Pires Brandão parabenizou o presidente pela iniciativa na escolha da direção das unidades e agradeceu, também, pela confiança nele depositada. “A Cojef reúne um acervo de quase meio milhão de processos. Certamente, daremos continuidade aos serviços prestados pelos desembargadores federais Jirair Aram Meguerian e Daniele Maranhão com as devidas exigências do contexto, com inovações e muito esforço”, ressaltou Brandão.

Os desembargadores federais Souza Prudente e Wilson Alves de Souza discursaram logo em seguida como diretor e vice da Esmaf. Souza Prudente, que foi reconduzido ao cargo de diretor da Escola, agradeceu à Corte pela confiança novamente expressada e aos colegas pelo trabalho realizado na gestão anterior. “Quero aqui, em homenagem simples, dizer que a nossa Escola vive, mesmo em tempos de pandemia global, viral e mortal. E, como disse o poeta da liberdade: talhada para as grandezas, para crescer, criar, subir. A nossa Escola continua tendo pela frente um grande provir”, declarou o magistrado.

Wilson Alves de Souza agradeceu a todos pela confiança para exercer o mandato, considerando que a Esmaf é um dos órgãos com vital importância para o Tribunal. Segundo o desembargador, será uma alegria muito grande trabalhar ao lado de Souza Prudente e contribuir com experiências que podem ser úteis à Escola.

A desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, no cargo de diretora do SistCon, firmou o compromisso de se empenhar em honrar a confiança da Corte. “Os desafios são muitos. Minha proposta é intensificar os trabalhos em prol do aumento do índice de conciliação e fomentar a adesão de todos os órgãos e operadores envolvidos a fim de reduzir a judicialização das demandas, o que se refletirá na diminuição dos custos e na celeridade e efetividade da prestação jurisdicional”, ressaltou a desembargadora.

Ao encerrar a solenidade, o presidente do TRF1 convidou a todos os empossados para realizarem um trabalho cada dia melhor em prol dos jurisdicionados. “Vivemos momentos difíceis tanto no campo econômico quanto no campo da saúde pública. Novos desafios nos são impostos de forma que precisamos dar êxito a essas novas demandas que nos surgem. Convido, portanto, todos para, cada um no seu papel, realizarmos juntos a construção de um Tribunal voltado cada vez mais aos jurisdicionados”, discursou o desembargador. I’talo Mendes enfatizou a abertura de sua administração ao diálogo e desejou uma feliz gestão aos recém-empossados.

bottom of page