top of page
Clique para ampliar
3128288.jpg

AUDIÊNCIA À DISTÂNCIA

SJMG assina termo de cooperação que viabiliza audiências por videoconferência em presídios

Secos/MG | Ed. 107 Mar 2020

A fim de possibilitar a realização de citações, intimações e audiências nas varas criminais federais por meio de videoconferência com presidiários, a Justiça Federal em Minas Gerais (JFMG) assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP) e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG).

O convênio tem o objetivo de resolver a questão do deslocamento de réus custodiados às audiências nas varas criminais da Justiça Federal, já que essa situação acarreta riscos às pessoas que trabalham e circulam no local, aos agentes penitenciários e ao próprio presidiário, gerando gastos para o Estado com transporte e escolta policial.

Além das audiências, o termo também contempla a realização de citações e intimações por videoconferência, evitando o deslocamento de oficiais de Justiça até os presídios e propiciando mais segurança, agilidade e economia de tempo e de recursos públicos.

De acordo com o secretário da SEJUSP, general Mario Araujo, atualmente, no sistema prisional mineiro, há 75 mil pessoas em custódia. Para ele, as grandes responsabilidades do sistema prisional do estado são relacionadas à custódia e à ressocialização dos presos, e o termo de cooperação proporcionará grande economia em termos de veículos e de pessoal, além de trazer conforto para os atores da Justiça.

Explicando que a pretensão não é vedar a audiência presencial com o juiz, o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal André Prado de Vasconcelos, ressaltou que a ideia do acordo é utilizar a tecnologia para agilizar os atos processuais, com segurança e, sobretudo, com dignidade para o réu e seu constituído. “Se a realidade econômica está a nos impor sacrifícios, nos reiventemos principalmente no setor público, fazendo mais com menos”, destacou o magistrado.

Ao enfatizar a importância da iniciativa, o presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto, afirmou: “o Direito trabalha com a perspectiva da estabilidade e, por isso, aguarda a consolidação de novas tecnologias antes de incorporá-las. Chegou o momento em que há plena confiança na opção pela comunicação a distância para simplificar a operação que cerca os atos processuais”.

A íntegra do termo, que tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogado, está disponível no portal da SJMG.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page