top of page
PNI - ampliação Cáceres - crédito SecosM
Secos/SJMT

Evento marca ampliação da Subseção de Cáceres/MT

Prédio que abrange a Subseccional dobrou de tamanho e passou a contar com espaços arejados e amplos, novas salas, resultando em qualidade na prestação dos serviços

Ascom-TRF1 | Ed. 105 Dez 2019/ Jan 2020

No dia 17 de dezembro, uma solenidade marcou a inauguração da ampliação da Subseção Judiciária de Cáceres, em Mato Grosso. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Carlos Moreira Alves; da corregedora regional, Maria do Carmo Cardoso, e do juiz federal em auxílio à Presidência Rodrigo Navarro ao lado do diretor do foro da SJMT, juiz federal Pedro Francisco da Silva, e da diretora da SJJ de Cáceres, juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira, entre outras autoridades e servidores.

Em seu discurso, o diretor da Seccional registrou o agradecimento ao TRF1 pelo apoio orçamentário, técnico e operacional para a execução das obras de ampliação.

“Realizar uma obra pública é tarefa árdua e perigosa. Inúmeros obstáculos espreitam o gestor público no caminho entre a decisão de contratar e a prestação de contas do que fez ou que deixou de fazer. Uma complexa legislação aliada à volátil economia do País compõem um cenário de incertezas que afeta a todos os atores envolvidos nesse processo”, disse.

Segundo ele, foram necessários sete anos para a conclusão da ampliação, “fato que revela a dura realidade da execução de obras públicas no Brasil”.

O presidente do TRF1, desembargador Carlos Moreira Alves, agradeceu aos magistrados o empenho para que a ampliação ocorresse, o que vai promover ganho para o jurisdicionado. “Não há nada que seja bom que não seja fruto de um trabalho coordenado, de um trabalho coletivo, de um trabalho planejado e principalmente de um trabalho sonhado”, enfatizou o magistrado.

AMPLIAÇÃO

O prédio que abrange a Subseccional dobrou de tamanho. Antes, ocupava 1.040 m²; agora, totaliza 2.220 m² (houve ampliação de 1.180 m²). A reforma teve como resultado espaços arejados e amplos. Há também novas salas para a 2ª Vara (gabinete, salas destinadas a audiências e a réus, auditório e banheiros).

Tudo isso resultará em qualidade na prestação dos serviços. A população ganhou sala própria para atendimento, e os locais de audiência ficaram maiores e mais confortáveis.

GALERIA

Durante o evento, foi também inaugurada a Galeria de Magistrados “Juiz Federal Clóvis de Mello”, homenagem que a Justiça Federal presta ao primeiro juiz federal substituto nomeado para Mato Grosso, em abril de 1967. Ele exerceu as funções até dezembro de 1976 quando foi promovido ao cargo de juiz federal da 9ª Vara da Seção Judiciária de São Paulo, onde se aposentou em 1983.

“Dr. Clóvis de Mello, além de juiz federal, prestou relevantes contribuições ao ensino, à cultura, ao serviço público em geral e à advocacia. Portador de uma cultura sólida, ele deixou um grande legado como escritor, poeta, literato e orador, tendo ocupado a Cadeira 35 da Academia Mato-Grossense de Letras”, contou o diretor da Seccional, Pedro Francisco da Silva.

A Galeria fica no Auditório da SSJ de Cáceres e contém fotos dos magistrados que já trabalharam na Subseção e dos que atuam hoje.

bottom of page