.png)

Secos/SJAP
CARTAS AO PAPAI NOEL
Ações de solidariedade marcam o fim do ano na 1ª Região
Ascom-TRF1 | Ed. 105 Dez 2019/ Jan 2020
Com informações da Secos/PA, Secos/PI e Secos/SJAP
Um momento especial: essa foi a definição de muitos colaboradores do TRF1 sobre a cerimônia preparada para que eles recebessem os kits natalinos arrecadados no Tribunal com a campanha “Árvore da Solidariedade”.
Participaram do evento os prestadores de serviços gerais do Núcleo de Copa e Limpeza (Nucol), os da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng), os da Divisão de Atendimento ao Usuário (Diatu) e, ainda, os colaboradores com deficiência auditiva da Central de Digitalização Judicial (Cedig).
Realizada pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) no TRF1, a campanha Árvore da Solidariedade mobilizou todo o corpo funcional do TRF1 e conseguiu arrecadar R$15.506,81, quantia que possibilitou a aquisição de kits com alimentos natalinos para os funcionários.
A entrega ocorreu no dia 19 de dezembro e contou com a participação do presidente do TRF1, desembargador Carlos Moreira Alves, e da corregedora regional, desembargadora Maria do Carmo Cardoso, que celebraram o momento.
“Precisamos mais disso, de mais confraternização, de amor, de um olhando para o outro, este momento é para emocionar mesmo. Para mim, é a maior felicidade estar aqui, e vamos continuar fazendo isso cada vez mais”, manifestou-se a desembargadora Maria do Carmo.
O presidente do TRF1 também disse estar muito feliz em participar da cerimônia. “É um reconhecimento a essas pessoas que fazem um trabalho tão sério, comprometido, e que nos tratam com tanto carinho. Para mim, é um momento de muita felicidade participar deste evento descontraído e de verdadeira alegria”, afirmou o magistrado.
Erlon Raniel, funcionário da limpeza, elogiou a iniciativa. "A solidariedade que o TRF1 está mostrando com a gente é muito importante porque parte deste serviço que os colaboradores fazem ajuda o Tribunal a manter seu funcionamento".
O encarregado da unidade de Serviços Gerais, Maurício de Oliveira, há 10 anos prestando serviço no Tribunal, disse que a ocasião foi um reconhecimento ao trabalho que os colaboradores executam. "Desde que trabalho aqui foi o primeiro ano que vejo este reconhecimento da parte dos terceirizados", contou. "Foi maravilhoso e demonstra a gratidão da organização pelo nosso trabalho (...). Todos se sentiram prestigiados, e quando você é reconhecido, melhora até o seu desempenho na hora de trabalhar, e isso é muito bom”, comemorou.
A funcionária de limpeza Maria Deortides também falou do quanto a iniciativa a deixou motivada. “Eu me senti o máximo; aliás, todo o mundo se sentiu o máximo pelo Tribunal ter se lembrado da gente. Dá mais ânimo, mais motivação”, acredita.
Míriam Souza Lima, também funcionária da limpeza, resumiu o sentimento dos colegas. “Todos falaram que adoraram, amaram. Eu fiquei emocionada com o evento, até tirei foto com o presidente do Tribunal!”, disse ela.
Ao fim do evento, os colaboradores foram agraciados com a apresentação do Coral Habeas Cantus, que entoou canções em homenagem aos prestadores de serviço do Tribunal, emocionando o público presente.
SECCIONAIS
Para celebrar as festas de fim de ano, a Seção Judiciária do Pará (SJPA) promoveu uma série de eventos: campanha solidária em favor de prestadores de serviço recentemente desligados, distribuição de presentes a 50 crianças carentes de Belém que enviaram cartinhas ao Papai Noel dos Correios e, ainda, feira natalina com exposição de produtos artesanais na Seccional.
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, o Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Probem) organizou uma campanha, em toda a Seccional, para arrecadar doações para sete colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviços à Justiça Federal do Pará e que foram desligados recentemente em decorrência da limitação de despesas orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional nº 95, em vigor desde 2016.
Realizado no hall do Auditório da Seção Judiciária, de 18 a 22 de novembro, uma feira foi coordenada pelo Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Probem) com o objetivo de incentivar a cultura e comercializar produtos ligados à festa natalina no Pará e ao cotidiano do povo amazônico. Além de os tradicionais arranjos natalinos, presentes e kits de Natal, a feira contou com a participação de servidores, inclusive aposentados, e artesãos de produtos confeccionados em madeira, cerâmica, balata, trançados em fibras, cuias e outras fontes, joias produzidas com material e design regionais.
CARTAS AO PAPAI NOEL
Nas 5ª e 9ª Varas, as servidoras Kristiane Medina Vaz Geraldo e Alessandra Seabra Soares tomaram a iniciativa de distribuir, entre colegas das respectivas unidades em que estão lotadas, cerca de 50 cartinhas remetidas por crianças carentes aos Correios, que há 30 anos desenvolve nacionalmente a campanha no período de Natal. Em 2019, os Correios disponibilizaram 800 mil cartas para adoção. Nas duas últimas campanhas, 1,2 milhão de cartinhas foram adotadas em todo o País.
“Aqui, na 5ª Vara, começamos a participar do Papai Noel dos Correios há sete anos. É sempre muito gratificante reunir os colegas e integrá-los neste momento tão marcante na vida da gente, sobretudo quando nos dispomos a contribuir para fazer o Natal daquelas crianças e de suas famílias mais alegre”, disse Kristiane.
“Este já é o terceiro ano que concretizamos esta iniciativa aqui na 9ª Vara, pois em 2017 o nosso colega Marcos Vinicius Martins foi quem recolheu as cartas e as distribuiu aos servidores. Trazemos as cartinhas, e cada colega fica à vontade para escolher uma delas, adotando a criança que será a sua presenteada. Temos pedidos de todo o tipo, inclusive muitos que não se referem a brinquedos, mas a uma cesta básica para passar o Natal, um par de sapatos ou material escolar. É muito comovente participarmos deste mutirão de solidariedade”, acredita Alessandra.
O diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) e coordenador do Probem, Ednilson de Jesus Silva, ressalta que ações como a da feira natalina, da campanha para ajudar os terceirizados e da distribuição de presentes a crianças carentes representam atitudes que estimulam a solidariedade. “Gostaria de expressar os agradecimentos do Probem a todos os que participaram contribuindo de forma concreta para fazer com que o Natal seja uma oportunidade para estimularmos o sentido da partilha, ajudando sobretudo os que mais precisam”.
SJPI REALIZA DOAÇÕES
Desde 2012, servidores da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) também abraçam a campanha dos Correios – e este ano não foi diferente: 54 crianças foram atendidas. As cartas foram provenientes do Centro Municipal de Educação Infantil Chico Mendes, bairro Esplanada, e Zona Sul de Teresina.
No dia 11 de dezembro, a 7ª Vara Federal da SJPI promoveu a palestra “Planejando o Ano Novo”, ministrada pelo Frei Antônio Leandro da Silva, da Ordem Franciscana. O evento, presidido pelo juiz federal Geraldo Magela e Silva Meneses, titular da 7ª Laborativa, como é conhecida, contou com a presença dos servidores, prestadores de serviços, estagiários e conciliadores. A plateia presente teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o período do Advento e de como preparar-se para a chegada de um novo ano.
Já no dia 13, o corpo funcional da SJPI participou da tradicional Missa em Ação de Graças Natalina. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre José Soares, do Instituto Rosa Mística.
SJAP participa da Campanha Papai Noel dos Correios
No dia 11 de dezembro, um personagem que habita o imaginário de muitas crianças e traz ao fim de ano um clima especial visitou a Seção Judiciária do Amapá: o Papai Noel. A visita marcou a parceria firmada entre a Seccional e os Correios para a realização da Campanha Papai Noel dos Correios – que ocorre desde 1997 e que surgiu quando os funcionários da empresa pública, comovidos com o recebimento de cartinhas endereçadas ao Papai Noel, decidiram tirar aqueles sonhos do papel.
A SJAP recebeu 40 cartas e todas foram adotadas por magistrados e servidores. A ação foi coordenada pela servidora Renilda Figueiredo, da Seção de Serviços Gerais. As cartinhas continham sonhos variados e pedidos singelos, como uma simples bola.
Para muitos que apadrinharam as cartas, a compra do presente significou uma ação pequena. Porém, para cada criança que receberá o presente certamente a ação demonstra a realização de um sonho enorme.
Durante a visita, o Papai Noel recebeu os 40 presentes que seriam encaminhados às crianças e também distribuiu pelos corredores e salas da SJAP um pouco da magia do Natal. A servidora Naianna Carneiro, que adotou duas cartinhas, se emocionou com a ação, destacando que um presente simples faz muita diferença. “Senti muita satisfação em poder ajudar e participar junto com os colegas nesta ação que alegrará muitas crianças no Natal! Senti também alegria em ver os colegas empenhados na arrecadação, dedicando um tempinho para ajudar”, contou a servidora.
Secos/SJAP
Missa de Natal e culto ecumênico são celebrados no TRF1
No dia 13 de dezembro, o Padre José Carlos Brandi Aleixo Freire Falcão, da Arquidiocese de Brasília, celebrou a Missa de Natal no Espaço Pontes de Miranda do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF.
A introdução da cerimônia foi realizada pelo desembargador federal aposentado Carlos Fernando Mathias. O magistrado enfatizou a importância do Natal para os cristãos. “O Natal é evento histórico e místico da aparição e manifestação de Deus. Queremos, juntos, agradecer a Deus por esta dádiva divina com a Eucaristia, como filhos e filhas de Deus, com a piedosa intenção de fazer com que nossas vidas sejam cotidianamente um verdadeiro Natal”.
O presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, fez a primeira leitura da missa e ao fim da cerimônia deixou uma mensagem para todo o corpo funcional do Tribunal destacando o significado da celebração do nascimento de Jesus. “O Natal é sempre data de comemorar a vida, o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a nós sua vida para que pudéssemos transmitir o seu legado de fraternidade, de solidariedade, do amor ao próximo e da paz de espírito e alma que conseguimos quando entendemos o significado do que isso representa”.
Durante a Homilia, o Padre José Carlos salientou o valor da justiça na promoção da paz como “grande anseio da humanidade” e abençoou o TRF1.
Também participaram da cerimônia as desembargadoras Maria do Carmo Cardoso e Gilda Sigmaringa Seixas; os desembargadores I'talo Mendes, Francisco Neves e Marcos Augusto Sousa; a juíza federal Kátia Balbino; o juiz federal Eduardo Moraes e o desembargador aposentado José Alves de Lima juntamente com outros magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários do Tribunal.
Já no dia 18 de dezembro, ocorreu um culto ecumênico de ação de graças pelo Natal. A cerimônia, realizada no Espaço Pontes de Miranda, foi uma parceria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).
A solenidade teve início com a palavra do frei Vicente, celebrante da missa de domingo na Paróquia Santo Antônio de Pádua, que destacou a importância do poder de Deus em nossa vida cotidiana. “O verdadeiro poder de Deus é o servir ao próximo. O Natal é uma provocação muito séria que Deus nos faz. Quanto poder eu tenho? Quanto desse poder eu uso para ajudar o próximo? E quanto desse poder eu uso para alimentar meu ego?”, refletiu frei Vicente.
Marcelo Paschoal, pastor da Igreja Vineyard de Brasília, salientou a importância da gratidão na vida dos cristãos. “A ação de graças representa a gratidão, sentimento esse que é um sorriso gratuito do coração. O nascimento de Jesus Cristo foi e é, até hoje, a maior benção dada à humanidade. Sejamos gratos!”, declarou o pastor.
Representando a Comunhão Espírita de Brasília, Ricardo Honório enfatizou que “o Natal é uma época de reflexão e renovação individual” e convidou a todos a pensarem sobre a caridade e o seu real significado. “Caridade é amor. Será que todos somos pessoas caridosas?”, provocou Ricardo.
Ao fim da celebração, o presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, fez um pronunciamento aos presentes ressaltando o papel das religiões: “todas as religiões nos levam ao caminho do bem. (...) o mais importante é pensarmos sobre a lição que queremos deixar para as gerações futuras”.
O culto ecumênico contou com a participação especial da Equipe de Louvor da Comunidade Evangélica da Aliança Recanto das Emas. Também participaram da cerimônia: a desembargadora federal Daniele Maranhão, o desembargador federal aposentado José Alves de Lima, o juiz federal César Cintra Jatahy Fonseca e a juíza federal Maria Cândida Almeida.