.png)

CJF
ENCONTRO COM AS BASES
Visando discutir os principais temas de áreas como gestão de pessoas e orçamento, CJF reúne gestores dos tribunais regionais federais para encontros no mês de novembro
Ascom/TRF1 | Ed. 104 Nov 2019
O Conselho da Justiça Federal (CJF) promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, o segundo “Encontro com as Bases com foco em Gestão de Pessoas”. O evento reuniu representantes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e de Seções Judiciárias de todo o País, dispostos a discutir os principais temas que norteiam a área.
Em nome da secretária-geral do Conselho, juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, o diretor-executivo de Administração e de Gestão de Pessoas (interino), Alexandre Fagundes, e a secretária de Gestão de Pessoas, Rose Marie de Thuin, abriram o evento, que contou com a presença da diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Estela Maria Barbosa da Cruz.
Alexandre Fagundes ressaltou o dinamismo e as iniciativas da atual gestão em prol da desburocratização dos trabalhos. Ao pontuar as ações do Conselho, ele comunicou que em breve será implementado um projeto-piloto que inovará o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH), disponibilizado pelo TSE e utilizado pelo CJF desde 2013.
“Estamos com tratativas com a Justiça do Trabalho para substituir o sistema pelo SIGEP, que nada mais é que o próprio SGRH do TSE com algumas melhorias e alterações na linguagem, o que vai tornar a operação e a manutenção do sistema mais simples”, explicou o diretor.
Fagundes ainda informou sobre as mudanças que se avizinham na área de Tecnologia da Informação. "Há pouco mais de um mês, foi finalizada a licitação que trata da computação em nuvem para toda a Justiça Federal. As mudanças em TI serão efetivadas nos primeiros meses de 2020".
Em seguida, a secretária de gestão de pessoas do CJF, Rose Marie, destacou a necessidade do trabalho conjunto entre o Conselho e os TRFs no que se refere a temas relevantes em gestão de pessoas com o objetivo de que sejam conhecidas particularidades de cada unidade da Justiça Federal. A secretária compilou temas relevantes quanto à Gestão de Pessoas com base nas dúvidas encaminhadas pelos Tribunais.
Posteriormente, serão formados fóruns de discussão no ambiente virtual do Programa de Desburocratização e Simplificação da Justiça Federal (FLUI JF). O resultado dos debates nesses grupos vai instrumentalizar um processo a ser apreciado pelo CJF para que sejam uniformizadas as orientações sobre gestão de pessoas a todos os tribunais regionais federais.