top of page
Clique para ampliar

Ramon Pereira

  Edifício-sede da Subseção Judiciária de Uberlândia/ MG  

Conforto e acessibilidade

Ampliação duplica espaço físico da Subseção de Uberlândia/MG, promove acessibilidade dos jurisdicionados e  melhora qualidade de vida e de trabalho do corpo funcional

Leonardo Costa/TS | Ed. 84 Dez 2017/jan 2018

  Solenidade de inauguração  

Sob a condução do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz, foi realizada, no dia 4 de dezembro, a solenidade de inauguração das instalações ampliadas do edifício-sede da Subseção Judiciária de Uberlândia, em Minas Gerais. A ampliação da unidade da Justiça Federal, que tem agora aproximadamente onze mil metros quadrados de área construída, quase o dobro do tamanho anterior, possibilitará melhores condições de trabalho aos servidores e otimização no atendimento da população dos municípios sob a jurisdição da Subseção: Araguari, Arapora, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e a própria cidade de Uberlândia.

O evento teve início com a exibição do vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) que conta a história da obra que foi inaugurada e que ficará na memória da subseccional mineira.

Compuseram a mesa de hora da sessão solene, conjuntamente com o presidente do Tribunal, desembargador Hilton Queiroz, a diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes; o diretor da Subseção de Uberlândia, juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria; o deputado federal Weliton Prado; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; o decano do Tribunal, desembargador federal Jirair Aram Meguerian; o diretor do foro da Comarca de Uberlândia, juiz de direito Lourenço Migriorini Ribeiro; o diretor do foro da Justiça do Trabalho em Uberlândia, Alexandre Chibanté Martins; o procurador chefe da República em Uberlândia, Cleber Eustáquio Neves; a coordenadora das promotorias estaduais de Uberlândia, Daniela Pedrosa; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Uberlândia, Ângela Parreira de Oliveira Botelho.

Ao declarar abertos os trabalhos da solenidade, o presidente do Tribunal solicitou à diretora da Secretaria Administrativa da SJMG, Eloísa Cruz Moreira de Carvalho, que procedesse à leitura da ata de inauguração da ampliação.

Em seu discurso, o presidente do TRF1 cumprimentou a todos os presentes e destacou, inicialmente, que a presença dele na solenidade de ampliação do prédio da Justiça Federal em Uberlândia tem significado maior, o sentimento de nacionalidade. “Eu jamais me furtaria a vir hoje aqui, pois, acima de tudo, Uberlândia é Brasil, e o Brasil é a nossa visão maior. O Brasil é o nosso patrimônio maior e que apesar de todas as diferenças que existem entre os diversos componentes de nossa população, apesar de todas essas diferenças que existem até mesmo pela diversidade física do nosso território, o Brasil é um só”, afirmou.

O magistrado, depois de falar um pouco da história de Uberlândia e de seus personagens, deixou uma mensagem ao corpo funcional da Subseccional. Disse o presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz: “Nós, os que aqui mourejamos, é que temos a obrigação de construir não o edifício, mas o nome e o renome da Justiça Federal que a torne acreditada perante os cidadãos desta cidade”.

A diretora do foro da SJMG, juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, destacou que a inauguração marca o início de uma nova fase para a Subseção Judiciária de Uberlândia. “Os 5.500 m² hoje se duplicam e se transformam num espaço físico que está finalmente à altura da qualidade dos serviços prestados pelos valorosos magistrados e servidores desta Casa, trazendo conforto e acessibilidade adequada aos jurisdicionados além de uma melhora ao bem-estar físico e mental à qualidade de vida do seu corpo funcional”, comemorou a magistrada.

Para o diretor da Subseção, juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria, após 30 meses de obras ampliativas, é motivo de orgulho apresentar à sociedade as novas instalações da Subseção Judiciária de Uberlândia. “Dirijo-me à sociedade de Uberlândia e região para dizer que todos que aqui trabalham têm plena consciência de que prédios não constroem Justiça, mas tenho a certeza de que neste prédio todos trabalham para que a Justiça seja atingida”.

Já para o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, a ampliação do prédio da Justiça Federal no segundo maior município de Minas Gerais é motivo de alegria para o administrador, que teve participação decisiva na doação do terreno onde as instalações da seccional foram ampliadas.

Em seguida, o diretor da Subseção mineira, juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria, fez a entrega de certificados de depósitos bancários a representantes de oito instituições beneficiárias/filantrópicas que foram habilitadas para a destinação de valores decorrentes de prestações pecuniárias determinadas em ações criminais que tramitam na Subseccional.

 

 

Finalizando a solenidade, o presidente do Tribunal, desembargador federal Hilton Queiroz; o desembargador federal Jirair Aram Megueriam; a diretora do foro da SJMG, juíza federal Simone dos Santos Lemos; o diretor da Subseção de Uberlândia, juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o deputado federal Weliton Prado realizaram o descerramento da placa inaugural, que fica no hall de entrada do prédio.

Ramon Pereira

Ramon Pereira

Presenças

Entre as diversas autoridades, marcaram presença no evento o desembargador federal aposentado Hércules Quasímodo; os juízes federais da Subseção de Uberlândia, José Humberto Ferreiro, Osmar Vaz de Mello da Fonseca Júnior, Flávio da Silva Andrade, Teles Kraus Queiroz, Daniela Alexandra Pardal Araújo, Mateus Benato Pontalti, Thiago Cordeiro Pivoto, Felipe Bolzada Flores Viana e José Alexandre Essado; o diretor da Subseção Judiciária de Ituiutaba, juiz federal Alexandre Henry Alves; o deputado estadual Felipe Attié; o procurador-chefe da Advocacia-Geral da União em Uberlândia, Marcelo Costa Silva Lobato; o diretor-geral do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra, e o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Alexandre Nogueira.

Versão atualizada do e-Siest e nova rotina de cadastramento já estão em funcionamento para atender ao Processamento Inteligente de demandas na Primeira Região

Please reload

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page