.png)
Inovação
Versão atualizada do e-Siest e nova rotina de cadastramento já estão em funcionamento para atender ao Processamento Inteligente de demandas na Primeira Região
Thainá Salviato | Ed. 84 Dez 2017/jan 2018

O Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1) disponibilizou, recentemente, uma versão atualizada do Sistema de Informações e Estatística da Justiça Federal da 1ª Região (e-Siest). A nova versão 2.0 continua no mesmo endereço (http://esiest.trf1.jus.br) e, por esse motivo, os links de acesso existentes permanecem funcionais. A atualização conta com manual que está disponível no portal do Tribunal, no caminho: "Transparência -> Estatísticas Processuais -> Manuais -> Manual do e-Siest 2.0".
O e-Siest foi instituído por meio da Portaria Presi/Secge 103, de 25 de abril de 2014, e consiste em um sistema baseado na tecnologia de Business Intelligence (inteligência de negócios), que visa à consolidação e à centralização de dados dos diversos sistemas informatizados da 1ª Região em um repositório único, permitindo, assim, a análise e o cruzamento de dados das mais variadas fontes, dentre elas os seis sistemas processuais atualmente em ambiente de produção (Júris, e-Jur, JEF-Virtual, Processual, PJe e PJD-EF).
As principais vantagens da nova versão são:
Já configuradas:
-
Plataforma de acesso mais amigável;
-
Melhor desempenho;
-
Possibilidade de exportar os documentos para excel sem que sejam criadas novas células mescladas;
-
Possibilidade de escolher a resolução dos documentos exportados para PDF, de modo que possam ser compatíveis com o tamanho máximo de documentos em outros sistemas, como, por exemplo, o sistema SEI;
-
Permitir o desenvolvimento de dashboards (painéis de controle) interativos para análise gráfica das informações;
-
Ambiente de desenvolvimento para a equipe da Diest de modo a conferir estabilidade às informações apresentadas no ambiente de produção;
-
Possibilidade de abrir diversos documentos simultaneamente sem a necessidade de abrir novas telas do sistema.
Em processo de configuração:
-
Permitir acesso ao sistema pela internet (ambiente externo ao TRF1);
-
Acesso ao sistema por meio de dispositivo móvel, mediante o aplicativo para Android e IOS;
-
Diminuição do tempo e estabilização da atualização dos dados no sistema;
-
Melhora vertiginosa no tempo de execução dos documentos;
-
Permitir aos usuários com perfil avançado construir/personalizar os próprios relatórios, dashboards e outros documentos;
-
Permitir aos usuários com perfil avançado agendar envio periódico automático de documentos do sistema, por e-mail, ftp, e outras formas de conexão.
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones: (61) 3310-3171/3310-3170 ou pelo e-mail: diest@trf1.jus.br.
Gestão processual – A atualização do e-Siest também tem como objetivo atender às novas necessidades da gestão processual do Tribunal, que agora conta com o Processamento Inteligente (Procin-Jud) e uma nova rotina de cadastramento de processos e tratamento de demandas repetitivas. “A nova versão conta com uma interface mais amigável e pode ser acessada não só de computadores como também de todos os tipos de dispositivos móveis, além de permitir a produção e a gestão dos relatórios gerenciais já a partir da nova rotina de cadastro de processos”, destacou o diretor da Divisão de Estatística (Diest), Gustavo Stênio Silva Sousa.
No dia 26 de janeiro, representantes da equipe responsável pelo desenvolvimento e implementação do Procin-Jud promoveram um encontro com servidores de gabinetes do Tribunal para apresentar a versão atualizada de rotinas relativas à tabela de assuntos e à nova estrutura das unidades que atuarão para a viabilização do Procin-Jud, além de apresentar a recém-criada versão do e-Siest e funcionalidade como ferramenta de acompanhamento de relatórios gerenciais e metas estratégicas.
“O objetivo deste encontro foi falar da otimização da tabela de assuntos e partilhar com todos a nova forma de registrar e extrair informações gerenciais para permitir a triagem de processos e o julgamento em lote, em busca de mais celeridade na prestação jurisdicional”, explicou Sandra Maria Alves Borges Costa, assessora adjunta da Diretoria da Secretaria de Gestão Estratégia e Inovação (Secge) e integrante da equipe do Procin-Jud.
Durante a reunião, os participantes foram informados de todos os procedimentos necessários no sistema Juris para otimização dos serviços de cadastro inicial dos processos no que diz respeito ao detalhamento das matérias e à inclusão de matérias de recurso já foram concluídos. “O objetivo é atingir uma qualificação detalhada dos processos para tornar a triagem e o julgamento mais eficientes e otimizar o trabalho nos gabinetes”, destacou Sérgio Lisias de Matos Alvarenga, diretor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).
Para facilitar o entendimento dos participantes, a diretora da Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (Corip), Nelsília Maria Ladeira Luniere de Sousa, demonstrou, na prática, como cadastrar os novos processos de acordo com a nova tabela de assuntos. Entre os servidores presentes na reunião, foram indicados voluntários que participarão de treinamentos na Corip para aprenderem essa nova rotina e atuarem como multiplicadores desse conhecimento em suas unidades e gabinetes.
A atividade também buscou explicar a todos a nova estrutura organizacional criada para viabilizar o funcionamento do Procin-Jud. Agora, o Tribunal conta com a Secretaria de Análise de Regularidade Processual e Jurisprudência (Secar), que utilizará os cadastros corretos dos processos para identificar formas de melhorar constantemente a tabela de assuntos.
A reunião contou com a presença de 51 servidores dos 24 gabinetes e demais setores do Tribunal, como: Secge, Secar, Nugep, Secretaria Judiciária (Secju), Núcleo Regional de Apoio ao Processo Judicial Eletrônico (Nupje), Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) e Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojud).
A tabela de assuntos é um dos oito projetos estratégicos que integram o Procin-Jud. A Secretaria do Tribunal, em parceria com os servidores dos gabinetes, já realizou o trabalho de associação da tabela de assuntos utilizada no TRF1 às tabelas de triagem dos gabinetes de cada uma das quatro Seções, e o resultado desse trabalho foi analisado e validado pelos gabinetes. A Corip já cadastra novos processos de acordo com essa tabela atualizada desde 2017, e agora o objetivo é que esse trabalho também seja realizado nos gabinetes por meio das atualizações realizadas nos sistemas Juris e e-Siest e que se avaliem os reflexos dessa nova rotina. “Os servidores vão, agora, aprender o funcionamento da nova rotina, utilizá-la em seus gabinetes e passar o feedback para a Diest para que o sistema seja sempre aprimorado de forma a atender às necessidades do trabalho da melhor maneira”, afirmou Sandra Maria Alves Borges Costa.
O Procin-Jud é um programa estratégico composto por um conjunto de projetos e ações para organizar internamente as informações, sistemas e unidades processuais e subsidiar o funcionamento dos gabinetes, das coordenadorias processantes, do Nugep e da área de estatística. O Programa visa implementar nova forma de processamento de demandas judiciais recebidas pelo Tribunal com rotinas e procedimentos para o exame e a verificação do pedido processual, especialmente quanto à remessa para conciliação, à tempestividade, à presença de peças obrigatórias e ao possível enquadramento em temas e teses firmadas pelos tribunais superiores em Repercussão Geral, Recursos Repetitivos, Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs) ou Incidentes de Assunção de Competência (IACs).



Thainá Salviato
Encontro com servidores de gabinetes do Tribunal para apresentar a versão atualizada do Procin-Jud