Ramon Pereira
Mulheres que Inspiram
Durante o mês de março, o TRF1 recebeu a exposição “Mulheres que inspiram”, com fotos e frases de mulheres que tiveram ou têm um papel ativo na luta a favor de seus direitos.
Rayane Guilhon | Ed. 107 Mar 2020
No período de 02 a 06 de março, o Espaço Cultural Murat Valadares do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), recebeu a exposição intitulada “Mulheres que Inspiram” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
A exposição teve como objetivo fazer com que mulheres que frequentam o ambiente judicial possam se inspirar em outras que batalham até hoje para conseguir o merecido reconhecimento em seus ambientes de trabalho.
Fizeram parte da mostra nomes como da ativista Malala Yousafzai conhecida por sua luta pelos direitos humanos, especialmente em prol da educação de mulheres e crianças e a pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel da Paz.
Greta Thunberg também fez parte do exposição. A jovem, de 17 anos ganhou reconhecimento internacional por sua luta contra a crise climática e em busca de um meio ambiente sustentável.
Outras mulheres inspiradoras que fizeram parte da mostra foram a educadora feminista, Nísia Floresta, a princesa Isabel, a poetisa, Cora Coralina, a ativista feminista, bióloga e política Bertha Lutz, a primeira juíza federal do Brasil Maria Rita Soares de Andrade, a religiosa e ativista social Irmã Dulce, a vítima de violência doméstica Maria da Penha e a jogadora de futebol Marta.
Ao visitar a exposição, a desembargadora federal Daniele Maranhão falou sobre o conceito de sororidade. “A exposição é uma forma de inspiração para que mulheres possam ver que outras chegaram a locais exponentes e importantes, para que possamos acreditar que isso é possível para todas nós”, afirma a magistrada.
Ainda de acordo com a desembargadora, o evento traz proximidade entre as mulheres, busca a possibilidade de conversa e troca de experiências, além de transmitir força para conseguirem crescer mais e mais em busca da igualdade.