top of page

História e
ARTE

Exposições retratam o Cerrado, a cultura indígena e a arte figurativa em pinturas engobe e peças de repuxo sobre metal

O CERRADO E A ARTE INDÍGENA PELAS MÃOS DE NÁDIA BACIN

Entre os dias 3 e 13 de abril, o Espaço Cultural Murat Valadares recebeu a exposição “Cerrado Brasiliense e Arte Indígena”, uma coleção de peças utilitárias e decorativas inspiradas na beleza do cerrado e na cultura indígena, assinadas pela artista plástica Nádia Bacin. Os trabalhos são confeccionados à mão, em técnica intitulada pintura “engobe”.

Apaixonada pela natureza, Nádia cria suas peças com base em pesquisas sobre a fauna e a flora do Cerrado, expressando sua paixão por esse bioma cada dia mais ameaçado pelo desmatamento. A cultura indígena também é representada com admiração e preocupação pela artista, pois muitas vezes essa riqueza é desconhecida ou esquecida.

Nádia nasceu em São Borja, interior do Rio Grande do Sul, e revela que sua paixão pelo Cerrado começou quando se mudou para Brasília, em 2002, percebendo a semelhança do bioma com os pampas gaúchos.

A arte sempre esteve presente em sua vida: começou a carreira com desenhos em bico de pena, em seguida se entregou à fotografia e à marcenaria (com madeira reutilizada ou tombada pela natureza), mas atualmente foca seu trabalho em obras feitas com cerâmica e na pintura engobe.

A técnica de pintura engobe é antiga e utiliza argilas líquidas coloridas com uso de corantes ou óxidos. Depois da primeira queima a peça fica opaca, e após a segunda é esmaltada em diversas cores. Nádia trabalha com essa técnica há 16 anos e produz suas obras em casa, onde dispõe de um ateliê próprio.

A artista já expôs seus trabalhos em vários lugares pela cidade, como cafés, restaurantes, shoppings. Ela também dispõe de local permanente de exposição em seu ateliê, aberto ao público, localizado na Serrinha do Paranoá. Para visitação, é necessário marcar horário pelo site ou pelo celular da artesã.

Nádia também ministra cursos sobre a pintura engobe, com técnicas de modelagem manual. As aulas acontecem às terças-feiras, das 15 h às 18 h e das 19 h às 22 h, na Asa Norte.

Mais informações estão disponíveis em seu facebook e também podem ser obtidas via WhatsApp pelo número (61) 99968-1491.

EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO DA ARTE FIGURATIVA

 

Já no período de 17 a 27 de abril, o Espaço Cultural do TRF1 recebeu a exposição “Expressão e Comunicação da Arte Figurativa”, do artista Fábio Mendes. O tema da mostra teve como objetivo homenagear a história sacra do Brasil e a cultura afro-brasileira por meio de quadros com trabalhos figurativos moldados em prata boliviana e cobre.

Nascido em Sobradinho/DF, em 1975, Mendes, como é conhecido, produz arte desde os 16 anos de idade e, desde então, vem aprimorando sua principal técnica, o repuxo sobre metal. Muito utilizada em joalherias, decoração, esculturas e quadros, a habilidade consiste em trabalhar as superfícies metálicas com ferramentas específicas para bater a chapa e criar volumes. “Desde os meus 16 anos tive a curiosidade de manipular metal, e assim fui descobrindo como moldá-lo”, conta o artista que, para qualificar e dar mais autenticidade a suas obras, aplica uma textura em pátina sobre o metal.

A exposição contou com 28 quadros moldados que demonstraram a chamada Arte Figurativa. Tais termos são usados para descrever a manifestação artística que representa as formas humanas, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem.

Foi por intermédio de sua técnica aprimorada e com muito esforço que Mendes conquistou seu espaço e atualmente conta com vasta experiência, currículo que lhe deu a oportunidade de expor em diversos espaços culturais, como no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Shopping Conjunto Nacional, Aeroporto de Brasília, entre outros.

O expositor, ao vivenciar a arte no seu dia a dia como uma terapia, diz que “fazer arte não é somente exercitar-se, é compartilhar com o mundo e proporcionar uma vida mais bonita e saudável aos olhos de quem se ama”.

Contato com o artista: (61) 9 8598-2898 / (61) 9 9829-6055 / (61) 9 8326-9856 / (61) 9 9554-2291

E-mail: artemendes56@gmail.com

Luma Bessa/TS | Ed. 87 Abr 2018
Guilherme Corrêa/TS | Ed. 87 Abr 2018
bottom of page