.png)

Nutrindo o cérebro
IV Encontro do “Cuidando do Cuidador” aborda a importância da alimentação nutritiva para reduzir ansiedade de quem cuida de um idoso ou familiar
Ascom TRF1 | Ed. 102 Ago/Set 2019
O quarto encontro de 2019 do projeto Cuidando do Cuidador, sob o tema “Estratégias Nutricionais para a Saúde Emocional do Cuidador”, ocorreu no dia 13 de setembro, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A ideia do evento foi mostrar que bons hábitos são fundamentais para quem cuida de um familiar doente ou idoso. A nutricionista Mércia Luzia da Cruz Cunha falou sobre a importância de o cuidador dar atenção a si mesmo, aos hábitos alimentares em prol da saúde física e mental.
Um dos pontos tratados por ela foi a relação entre os alimentos ingeridos com doenças como a depressão, o transtorno de ansiedade e o estresse que, muitas vezes, atingem o cuidador sem que ele perceba.
A nutricionista explicou que uma boa alimentação, com a escolha adequada de alimentos, pode minimizar ou até melhorar os efeitos da rotina estressante pela qual um cuidador passa, já que existe uma ligação direta entre o intestino e o cérebro: é necessário que o organismo receba os nutrientes de forma correta para a produção dos neurotransmissores que são relacionados ao humor.
“Normalmente o cuidador está estressado, deprimido, com sono alterado. Então a gente consegue, por meio da nutrição, com bons alimentos e nutrientes, minimizar ou melhorar esses efeitos e esse quadro de estresse crônico de depressão”, disse.
O analista judiciário Rafael Canhete, que também participou do evento, afirmou que pretende passar as informações adquiridas no encontro para sua esposa, que é cuidadora. Ele avaliou muito bem a palestra e disse que vai adotar os hábitos recomendados, inclusive o de meditação.
Para garantir o controle do estresse, depressão e ansiedade por meio da alimentação, é necessário ingerir nutrientes ricos em:
MAGNÉSIO
SELÊNIO
ZINCO
ÁCIDO FÓLICO
ÔMEGA 3
VITAMINAS DO COMPLEXO B
VITAMINA C
Esses nutrientes estão presentes em:
ALIMENTOS INTEGRAIS
CAMARÃO
CARNES DE VACA, DE FRANGO E PEIXE
CASTANHAS
CEREAIS
LEGUMES
CACAU
OVOS
LINHAÇA
AVEIA
FRUTAS.
Fonte: Palestra Mércia Cunha, - IV encontro de 2019 do projeto Cuidando do Cuidador – TRF1