.png)

EM DIA COM O CORAÇÃO
TRF1 promove XX Semana do Coração – programa de prevenção e controle de riscos cardiovasculares para o corpo funcional que atua no órgão
Ascom-TRF1 | Ed. 102 Ago/Set 2019
Na semana de 23 a 27 de setembro, o TRF 1ª Região promoveu a XX Semana do Coração, programa de prevenção e controle de riscos cardiovasculares do corpo funcional que atua no órgão.
Ao longo desses dias, servidores, prestadores de serviços e estagiários tiveram a pressão aferida pela equipe da Seção de Saúde Ocupacional (Sesao). Para encerrar a programação, no dia 27 vários serviços e oficinas foram disponibilizados no hall do Plenário, Edifício-Sede I.
Verificação de glicemia capilar, exame de bioimpedância, exame de tonometria, verificação da proteção UVA e UVB de óculos de sol e diversos tipos de massagens foram oferecidos àqueles que atuam na prestação jurisdicional do TRF1. Oficinas de meditação e reanimação cardiopulmonar também fizeram parte da programação.
O servidor da Seção de Gestão de Sistemas de Informação (Segsi) Marcondes Pereira de Melo, que participou de algumas atividades do evento, afirmou que “a iniciativa da Semana do Coração é excelente e extremamente necessária”.
Gislene Faria de Lima, técnica de enfermagem da Sessão de Saúde Ocupacional, comemorou a grande procura pelas atividades da programação. “A Semana do Coração já é aguardada pelas pessoas do Tribunal. Como é uma ação que acontece todos os anos, todos já esperam pelas atividades oferecidas”, avaliou.
ATENÇÃO AO CORAÇÃO
Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde informa que, no mundo, 17 milhões e 500 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardíacas. Só no Brasil, até o início de 2018, foram 260 mil pessoas. AVC e Infarto são os maiores causadores das mortes.
Segundo o Ministério da Saúde, o coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. O site do ministério traz dicas para prevenir doenças cardiovasculareas – como os benefícios da caminhada e até ensina a como conseguir criar esse hábito.
CAMINHADA
Apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a:
- prevenir ataques e problemas do coração;
- controlar a pressão arterial;
- reduzir os níveis de colesterol;
- tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
- aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;
- controlar o peso, melhorar o sono;
- aumentar seu bem estar físico e mental.
CRIANDO O HÁBITO DE CAMINHAR:
- começar devagar, apreciar o que está a sua volta e, gradualmente, estabelecer meia hora de caminhada por dia;
- usar sapatos e roupas confortáveis;
- beber um copo de água antes e depois de caminhar;
- evitar caminhadas longas após as refeições;
- dar passos moderados no início e no final da caminhada;
- caminhar com outras pessoas pode ser muito mais agradável que caminhar sozinho;
Atenção:
Se você já teve problemas de coração ou qualquer outra doença grave, sentiu dores no peito, tontura ou náusea ao caminhar, procure seu médico.
Mudando hábitos:
- se você utiliza transporte público, desça um ponto antes e faça o restante do trajeto a pé;
- se você dirige até o trabalho, caminhe por 15 minutos antes de entrar no carro. Você também pode estacionar a um ou dois quarteirões de distância do seu local de trabalho e caminhar;
- quando usar o elevador desça dois andares antes e use as escadas ou então nem o utilize!
Os 10 mandamentos do coração saudável:
• Evite fumar;
• Diga não à obesidade;
• Faça exercícios regularmente;
• Controle a pressão arterial;
• Escolha bem os alimentos;
• Controle o colesterol;
• Reduza o stress do dia a dia;
• Saiba se é diabético;
• Não descuide do lazer;
• Consulte seu médico periodicamente!
IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Fonte:
- Ministério da Saúde. Exercícios físicos para prevenir as doenças cardiovasculares. (Folder) Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde