.png)
Planejamento em dia
TRF1 aprova Plano Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região para o sexênio 2021-2026
Renata Fontes
Julho 2021
| Ed.
122

O Plano Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Planest) é o instrumento por meio do qual a governança do Tribunal formaliza e comunica a Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região aos gestores, operadores e às partes interessadas e norteia todos os planos, iniciativas e processos de trabalho, tanto na Corte quanto nas seções e subseções judiciárias vinculadas, nos termos da Resolução Presi 10/2021.
No mês de julho, por meio da Portaria Presi 224/2021, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, aprovou o Planest para o sexênio 2021-2026.
No que se refere ao Plano, no dia 15 de abril deste ano, o Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1) aprovou os objetivos estratégicos que direcionam a prestação jurisdicional do TRF1 e das seccionais da JF1. Esses objetivos foram fundamentados nos macrodesafios instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e na opinião dos jurisdicionados, manifestada por meio da participação em pesquisa pública realizada no período de 1º a 7 de dezembro de 2020.
Desenvolvido dentro desse contexto, o Planest 2021-2026 comunica a missão, a visão de futuro, os valores e os objetivos estratégicos da JF1 e é integrado por: Glossário de Indicadores da Justiça Federal da 1ª Região (Gloin-JF1); Glossário de Metas da Justiça Federal da 1ª Região (Glome- JF1); Carteira de Iniciativas Estratégicas da Justiça Federal da 1ª Região (Carteira-JF1); Catálogo de Processos Críticos da Justiça Federal da 1ª Região (Catálogo-JF1) e Mapa Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Mapa-JF1).
No Tribunal e nas seções e subseções judiciárias da 1ª Região, devem se alinhar ao Plano: as propostas orçamentárias; as políticas institucionais; os atos normativos e todos os planos estratégicos, de diretrizes, de gestão e de ação mencionados na Resolução Presi 11416629.
A Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge) é responsável pela implantação do Planest 2021-2026 no Tribunal e, nas seccionais, as unidades correlatas, assim como a execução, o monitoramento e a avaliação dos planos decorrentes do Planest 2021-2026, com o apoio técnico e metodológico da Secge.
O Plano apresenta, ainda, o Mapa Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Mapa 2021-2026), que traduz graficamente e de forma simplificada a estratégia disposta, e que deve ser afixado em local visível em todas as unidades da área meio e da área fim da Justiça Federal da 1ª Região.
Sobre o cumprimento da Estratégia
Para alcançar a Estratégia 2021-2026, as unidades devem propor e desenvolver iniciativas estratégicas (programas, projetos e ações) – quando se tratar da implantação de um serviço ou de um produto inovador – ou realizar o aprimoramento de processos de trabalho – caso se relacione com a melhoria de resultados operacionais e rotineiros –, sempre observando os referenciais metodológicos vigentes na 1ª Região, buscando-se a excelência no cumprimento das metas estabelecidas.
O Planest 2021-2026 já está em vigor e disponível para consulta no portal do Tribunal e na intranet, assim como nos portais das seções judiciárias da JF1.