top of page
Clique para ampliar

Carros compartilhados

Servidores do TRF1 já podem começar a utilizar veículo elétrico

Leonardo Costa

Outubro 2020

 |   Ed.

114

Carros compartilhados

O futuro está cada vez mais perto do corpo funcional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O Projeto de compartilhamento de veículos elétricos firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e TRF1 foi iniciado em 18 de maio de 2020 com a celebração do acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos foi implantado.


Desde o dia 1º de outubro, um dos 16 carros da frota do GDF, modelo Twizy, da fabricante de automóveis Renault, já está na garagem do Tribunal disponível para a utilização exclusivamente em serviço pelos servidores públicos cadastrados e durante o horário de trabalho.


Os veículos funcionam a partir de um softwaredesenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), e a logística é parecida com a de patinetes compartilhados. Para utilizar o carro, o servidor deve acessar um aplicativo, cadastrar-se com dados pessoais e o número da matrícula e informar o destino. O software reconhece o usuário e libera o carro para a locomoção.


O eletroponto para o carregamento do automóvel, que tem autonomia para percorrer cerca de 100 quilômetros, também já está pronto, fica em frente ao Edifício-Sede I, ao lado do restaurante do Tribunal, em Brasília/DF.


Mais de 20 servidores do TRF1 estão aptos para guiar o veículo, e os que ainda têm interesse em utilizar o carro devem entrar em contato com a Seção de Transporte (Setra) pelo e-mailsetra@trf1.jus.br para serem cadastrados, receberem o treinamento necessário e assinarem o termo de responsabilidade.


O início

No dia 8 de novembro de 2019, a Administração do TRF1 conheceu o projeto “Vem DF”, que visa ao compartilhamento de veículos elétricos entre servidores públicos. A apresentação foi feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, que se reuniu com os desembargadores federais Carlos Moreira Alves (então presidente do TRF1); Maria do Carmo Cardoso; Daniele Maranhão; Francisco de Assis Betti; Francisco Neves da Cunha; Jamil de Jesus Oliveira e Mônica Sifuentes. Também participaram do encontro os juízes federais Denise Dias Drumond; Itagiba Catta Preta Neto; Marcelo Velasco Nascimento Albernaz e Rafael Leite Paulo.


Após saber do interesse do Tribunal em firmar a parceria, o GDF cedeu, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2019, três veículos para magistrados, servidores e colaboradores do TRF1 fazerem um test-drive.


Projeto

O objetivo do projeto firmado entre o GDF e o TRF1 é proporcionar economia de recursos que seriam aplicados em combustível e manutenção veicular e, ainda, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page