top of page

A vida emoldurada

Artista Maykom Souza revela pontos encantadores da capital do Brasil em fotografias e poemas

Jordana de Matos e Larissa Santos  | Ed. 130 abril 2022

Brasília é um grande canteiro de cartões postais. Catedral, Museu da República, Torre de TV, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Lago Paranoá, ipês, espaços verdes etc. são grandes convites a pausar a correria diária e a contemplar as belezas naturais e históricas da cidade. 

A paixão pela capital está expressa em quadros e poemas do artista Maykom Souza que registrou, com técnicas de enquadramento e linhas retas, alguns pontos de Brasília e transformou essas fotografias na exposição “A vida emoldurada”. 

Com um olhar atento e sensível a cores e formas, Maykom manifesta nos quadros da exposição sentimentos e encantos pela capital brasileira. “A arte está presente na vida humana em todo lugar. É impossível não a expressar de alguma forma”, explica o artista. 

“A vida emoldurada” é composta por 20 obras, entre fotos e poemas, que ficaram expostas no Espaço Virtual do TRF1, de 28 de março a 29 de abril. Apesar das medidas restritivas de circulação em função da pandemia da Covid-19, o público pôde acessar os trabalhos do artista na Galeria Virtual do TRF1

Sobre o artista 

Maykom Souza nasceu em Minas Gerais, mas é brasiliense de coração. Já fotografava há muito tempo, mas a pandemia deu um “empurrãozinhho” para que seu hobby se tornasse profissão. “Apesar de a minha fotografia ser antiga, como hobby, eu comecei profissionalmente no início da pandemia. Faz aproximadamente dois anos”, esclarece o artista, que fez da câmera seu refúgio para conseguir passar pelo momento de calamidade. 

Sobre as obras expostas na Galeria Virtual do TRF1, ele acredita e espera que “a exposição pode despertar nas pessoas um olhar mais atento com a natureza”. 

 

Como expor  

Para selecionar os artistas que participarão de exposições promovidas pelo TRF1, a Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) realiza, periodicamente, trabalho de captação, que inclui idas a galerias de arte de Brasília e divulgação pelas redes sociais. Além disso, os próprios artistas interessados em expor podem procurar a Assessoria. 

Após realizados os contatos, vêm as etapas de seleção e marcação da mostra. As orientações completas para participar como expositor estão disponíveis no regulamento do Espaço Cultural.  

Vale ressaltar que a Asrep providencia o contato, mas não realiza intermediação de compra e venda; portanto, o interessado em adquirir as obras deve falar diretamente com o artista responsável pela exposição.  

A vida emoldurada

Texturizando e colorindo a vida

Acqua 

bottom of page