Internet
DE OLHO NAS DIFERENÇAS
Saiba diferenciar os sintomas do resfriado, da gripe comum e da Covid-19
Ana Paula Souza | Ed. 110 Jun 2020
Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada em março deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo vive incertezas. Uma delas diz respeito a como identificar os sintomas da Covid-19. Hoje, quando alguém tosse ou espirra, o primeiro receio que se tem é se a pessoa estaria contaminada por esse vírus, dada a facilidade de propagação, ou se seria apenas gripe ou resfriado. Mas, afinal, como diferenciar resfriado, gripe comum e Covid-19?
De acordo com o clínico geral Carlos Porfírio, médico do Pronto Socorro do Hospital Maria Auxiliadora, em Brasília, essas três doenças afetam o trato respiratório superior e são causadas por diferentes agentes, além de não apresentarem tratamento específico, com exceção de alguns tipos de gripe. Quanto à semelhança dos sintomas, existem variações. “Embora tenham sintomas semelhantes, existem diferenças importantes”, destacou.
Porfírio explica que o Ministério da Saúde criou um gráfico para indicar as situações de cada doença e o grau de intensidade dos sintomas, como se vê na imagem abaixo. Pelo gráfico, a febre é comum nos casos de Covid-19 e de gripe, mas é rara nos de resfriado. Já os espirros são raros em situações de Covid-19 e de gripe e mais comuns nas de resfriados.
Fonte: Ministério da Saúde
O médico destaca que essas doenças são transmitidas por meio de contato com o doente quando ele tosse ou espirra, bem como contato com saliva e secreção nasal.
GRIPE
A gripe, ou influenza, é causada pelo vírus orthomyxoviridae. O tempo de encubação é de um a quatro dias, e os sintomas desaparecem, geralmente, após sete dias. A doença pode apresentar complicações em caso de comorbidades como asma e imunidade baixa. A melhor forma de prevenção da gripe é a vacinação.
RESFRIADO
Quanto ao resfriado, o período de incubação vai de um a nove dias. A doença é causada, principalmente, pelo rinovírus. Os sintomas mais comuns são coriza, obstrução nasal e tosse aguda que duram cerca de quatro dias. Não há tratamento específico, sendo os cuidados administrados para os principais sintomas. É uma doença muito comum durante o inverno.
COVID-19
A Covid-19 é causada pelo Sars-Cov-2 da família do coronavírus. Os principais sintomas são febre persistente, tosse seca, dificuldade respiratória e limitação ao fazer esforço para realizar atividades básicas. O período de incubação entre o contágio e o surgimento dos sintomas é de 7 a 14 dias. A doença apresenta aspectos clínicos amplos que vão de características de um simples resfriado até uma pneumonia grave. A doença surgiu na China. Por ser uma enfermidade nova, ainda não há tratamento específico e nem vacinas, que ainda estão em fase testes em todo o mundo. Artigos científicos mais recentes recomendam o uso da dexametasona e de ações clínicas específicas de acordo com a gravidade como anticoagulantes.
O clínico Carlos Porfírio afirma que, embora as doenças sejam transmitidas por vírus diferentes, ao apresentar sintomas gripais é importante fazer um teste de Covid-19 e estabelecer cuidados especiais com o doente e o cuidador. “É necessário precauções gerais como isolamento social e higienização das mãos e das superfícies que são mais utilizadas. A lavagem das roupas pessoais e de cama, mesa e banho também deve seguir um ritual diferenciado com uso de sabão neutro e água acima de 60°C”, destaca.
Os pacientes com suspeita de Covid-19 podem contar com o ‘Disque Saúde 136’, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Por meio desse canal, os pacientes são encaminhados para um acompanhamento do programa Saúde da Família.
Embora diferentes, o que essas três doenças guardam em comum é a necessidade de a pessoa se cuidar, higienizar sempre as mãos e manter-se afastada até que esteja livre dos agentes patogênicos que as provocou.