top of page
Clique para ampliar

Valorização de laços paternos

No mês dos pais, a Justiça Federal da 1ª Região promoveu uma série de eventos e homenagens dedicadas à paternidade  

Larissa Kurita

Agosto 2021

 |   Ed.

123

Valorização de laços paternos

Ser pai é tomar para si uma das missões mais difíceis e ao mesmo tempo mais nobres do mundo. Por isso e por tantos outros motivos, os pais merecem receber de volta todo o amor, o carinho e a dedicação que doam incansavelmente aos seus filhos.


Como forma de homenagem àqueles que exercem esse papel e que contribuem com a Justiça Federal da 1ª Região, o TRF1 promoveu oficinas, por meio virtual, abertas ao corpo funcional do TRF1 e das Seções Judiciárias da 1ª Região, entre os dias 3 e 6 de agosto.


O evento, intitulado “Herói e parceiro: o pai do século XXI”, contou com cinco oficinas. A primeira, no dia 3 de agosto, foi sobre equilíbrio das relações entre pais e filhos. O mentor comportamental Ricardo Carvalho falou sobre a importância de escutar os filhos e usar palavras corretas para uma relação saudável.


“A gente tem dificuldade de expressar nossas emoções e se sente vulnerável em fazer isso. O Brasão da Vida é o que a gente gostaria de passar adiante para nosso filho. O maior desafio da paternidade não é gerar uma vida, mas deixar um legado para uma pessoa que não pediu para vir a este mundo. Você tomou essa decisão e a responsabilidade é sua para deixar uma história bonita para ele”, afirmou Ricardo.


No dia 4 de agosto ocorreu a oficina “BBQ em Casa: A costela perfeita”, que foi conduzida pelo gastrônomo e especialista em churrasco texano – reconhecido até pelo governo do Texas – Lucas Parente. O gastrônomo ensinou aos participantes como preparar uma costela suína defumada ao molho barbecue, e as dicas passadas pelo especialista primam por preparos inspirados no estilo norte-americano, de um jeito simples e gostoso.


A oficina “Educação financeira: de pai para filhos” ocorreu no dia 5 de agosto e foi conduzida pela especialista em finanças, investimento banking e Educação Financeira Raquel Mendes. Na oportunidade, Raquel orientou o público virtual sobre como ensinar os filhos a lidarem com dinheiro e explicou que, quanto mais cedo eles tiverem esse aprendizado, melhor eles poderão cuidar de suas finanças pessoais no futuro.


Ela explicou, ainda, a importância de se deixar claro aos filhos a diferença entre necessidade e desejo, de estimular o desapego e de esclarecer os valores das coisas. Essas são atitudes que ajudam os pequenos a compreenderem a necessidade do planejamento e da organização financeira, bem como a relevância de priorizar aquilo que é mais importante.


Encerrando a semana, a sommelier e servidora da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe/TRF1) Etiene Carvalho realizou um bate-papo, no dia 6 de agosto, sobre uma das bebidas mais apreciadas no mundo: o vinho. Especialista em vinhos da Califórnia (CWS) e da França (FWA), Etiene explicou como é feito o vinho e deu dicas sobre como apreciar a bebida.


Segundo a sommelier, uma dica para quem está começando a tomar vinho é ler os contrarrótulos dessas bebidas. “Muitos vinhos, nos contrarrótulos, têm a indicação dos aromas, como notas de morangos, de groselha e de especiarias. É bom lermos e tentarmos identificar isso ao tomar”, aconselhou Etiene.


Além das oficinas, o TRF1 também enviou mensagens, por e-mail e Teams, de homenagem aos pais que integram a Justiça Federal da 1ª Região.


Homenagens ao redor da 1ª Região

O tributo aos pais não parou no TRF1. As seções judiciárias que compõem a 1ª Região também realizaram ações para celebrar a vida das figuras paternas da JF1.


Na Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), a Diretoria do Foro prestou homenagem com o “Painel do Afeto”: um mosaico de demonstrações de amor entre pais e filhos. A homenagem reuniu frases e histórias de servidores da Seccional, demonstrando alegria e gratidão por serem pais e também por terem um pai presente em suas vidas, além de fotos de família.


A Seção Judiciária do Amapá (SJAP) enviou uma mensagem em homenagem aos pais aos colaboradores pelo Teams. O texto falou da importância de ser um pai presente e de criar laços afetivos com os filhos, além da satisfação de educá-los de forma carinhosa, justa e ética, para formar adultos honestos e íntegros.


O corpo funcional da Seção Judiciária do Pará (SJPA) também recebeu mensagem, escrita pelo diretor do foro, juiz federal José Airton de Aguiar Portela. O magistrado ressaltou que, nas atuais e profundas revisões de conceitos e de valores provocadas pela pandemia, assumir plenamente a função de pai é um desafio incontornável que se é imposto. Ele também reforçou que a paternidade é fundamental para que os núcleos familiares se tornem, concretamente, fontes de onde possam emanar noções de tolerância, de respeito às diferenças e de apreço a práticas que concorram para alicerçar a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


Na Seção Judiciária de Roraima (SJRR), foi enviado um poema do famoso escritor João Doederlein, o Akapoeta, no informativo mensal da Seccional. O poema expressa, com palavras de afeto, a grandeza de um pai presente na vida de um filho.


A Diretoria do Foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA) comemorou a data com publicações diárias, durante todo o mês de agosto, no informativo interno “Justiça Federal Hoje”. Foi criada uma coluna especial, onde os pais que compõem o corpo funcional da Seccional puderam se expressar sobre o que é ser pai. Os participantes enviaram relatos sobre a experiência paternal ou poemas acompanhados de fotos com os(as) filhos(as).


No Tocantins, não houve programação de atividades em função da pandemia de Covid-19, mas a Seção Judiciária homenageou os pais com o envio de cartão por e-mail e pelas redes sociais.


O tributo na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) ocorreu em forma de cartilha virtual sobre paternidade ativa, abordando sobre a importância do tema na vida dos filhos, no casamento e na carreira dos servidores e também sobre a importância do equilíbrio entre paternidade e os outros ramos da vida. A SJDF também realizou sorteio de brindes para os servidores.


Em Mato Grosso, os pais participaram de duas lives realizadas no dia 9 de agosto, via Teams. No primeiro evento, a facilitadora Ana Camila Thomaz dos Santos deu dicas de como gerenciar a vida financeira economizando e utilizando melhor as milhas aéreas e pontos que são gerados por meio do uso consciente do cartão de crédito.


Já na segunda live, o juiz federal da Subseção Judiciária de Redenção/PA Francisco Antônio de Moura Júnior apresentou a palestra “Redefinindo a Paternidade”, que mostrou um formato de pai mais ativo e atuante na vida do filho e também da família como um todo. O magistrado explicou, com leveza, como ser pai é uma das funções mais importantes na vida de um homem e citou três pontos em comum para o desenvolvimento de uma paternidade saudável: dar afeto, prover segurança e cuidar do lado profissional, ocupando o tempo de maneira inteligente, fugindo das desculpas e do desperdício do tempo no mundo virtual.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page