.png)
TRF1 Apps
Tribunal lança central de aplicativos e oferece mais autonomia para os usuários internos da Corte
Renata Fontes
Novembro 2021
| Ed.
126

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) disponibilizou uma novidade tecnológica que promete dar mais autonomia a quem precisa do serviço de suporte para baixar programas: o TRF1 Apps. A central de aplicativos foi desenvolvida com o objetivo de promover mais agilidade, rapidez e independência para o usuário interno, viabilizando o download dos programas que não necessitam de licença.
Sem a necessidade de solicitação via e-Sosti e com o funcionamento semelhante aos já conhecidos aplicativos da Play Store e Apple Store, no TRF1 Apps já podem ser baixados os seguintes programas: Imposto de Renda, PJe, Teams, Mozilla, Adobe Reader (versão em Português), Any Video Converter, drives para tokens (safenet), Google, Open Office e WinRAR.
Como utilizar
Para que os usuários internos utilizem o TRF1 Apps, basta clicarem no ícone localizado na área de trabalho do computador. Na página principal, o usuário poderá filtrar o nome do programa que deseja fazer o download, ou ainda, rolar a página para ver todos os programas disponíveis.
A central de aplicativos mostra, ainda, a versão disponível de cada programa e quais deles já estão instalados no computador do usuário. Caso não encontre o ícone do Apps na área de trabalho, o usuário deve fazer o login na máquina novamente para que a atualização automática seja processada.
Segundo Leandro Franco Vilar, diretor da Divisão de Atendimento ao Usuário (Diatu), a unidade já está estudando a possibilidade de estender a iniciativa às demais seccionais vinculadas à Primeira Região em 2022.
Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM)
O TRF1 Apps faz parte de um projeto muito maior já em desenvolvimento na Justiça Federal da 1ª Região (JF1), iniciado em maio deste ano. O “Projeto de Atualização, Configuração e Operacionalização do Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM)” oferece auxílio às organizações no gerenciamento automatizado da distribuição de software para sistemas de destino selecionados por meio de um processo remoto.
Esse trabalho tem o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade de TI, reduzindo as tarefas manuais e permitindo a concentração do usuário da JF1 em projetos de alto valor; a implantação segura e escalonável de aplicativos, atualizações de software e sistemas operacionais; o gerenciamento de configurações de conformidade; a mitigação das vulnerabilidades com a instalação automatizada das atualizações recomendadas (críticas e de segurança) e o aumento do nível de satisfação dos usuários de TI no âmbito da 1ª Região.
De acordo com o diretor da Diatu, o TRF1 conta com um parque computacional que possui 2 mil computadores disponíveis e o Apps já está instalado em 1,6 mil máquinas. Os 400 computadores restantes estão desatualizados por estarem desligados e tão logo esses computadores sejam iniciados será feita a atualização automática.
Para saber mais sobre o Projeto SCCM acesse o processo SEI 0014037-88.2021.4.01.8000.