top of page
Clique para ampliar

Compartilhar conhecimento 

Conheça o sistema EducaJud, lançado pelo TRF1 para cadastro de educadores judiciários 

Larissa Kurita 

Março 2021

 |   Ed.

118

Compartilhar conhecimento 

“Conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado”, já dizia o pensador contemporâneo João Paulo Couto. Para potencializar essa troca de informações e contribuir para o aperfeiçoamento profissional de servidores(as), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) lançou, neste mês de março, o novo sistema de cadastro no Banco de Educadores Judiciários da Justiça Federal da 1ª Região, o EducaJud.


Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia Informação (Secin) em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), o sistema foi criado com o intuito de possibilitar uma análise mais ágil e apurada dos currículos, históricos profissionais e informações prestadas no cadastro pelos candidatos a docentes, impondo mecanismos para o registro de magistrados e servidores interessados em atuar como instrutores (docentes, facilitadores, palestrantes, tutores ou conteudistas) de ações educacionais promovidas pelo TRF1.


Inicialmente, o Sistema EducaJud ficou disponível para novos cadastros e recadastramento apenas de servidores e magistrados da Justiça Federal da 1ª Região. Mas, posteriormente, o cadastro e o recadastramento foram expandidos aos colaboradores que pertencem a outros órgãos da Administração Pública Federal. Qualquer servidor público federal, da Administração Direta ou Indireta, com interesse em atuar como docente de cursos do Tribunal pode acessar o EducaJud  e cadastrar-se, assim como vários magistrados e servidores de outros órgãos já o fizeram.

Para tanto, os educadores precisam incluir seus currículos no cadastro do sistema, informando experiência profissional e didática nas quais têm interesse em atuar, desde que sejam correlatas às áreas de interesse da Justiça Federal da 1ª Região.


Novidades

No novo EducaJud é possível que o colaborador enriqueça os dados prestados em seu currículo, adicionando comprovantes como certificados, declarações de experiência oferecidas pela chefia ou terceiros, bem como quaisquer documentos que comprovem sua formação teórica/acadêmica e experiência profissional/prática voltada às áreas de conhecimento em que pretenda atuar como docente.


Além disso, o sistema fornece à área de capacitação do Tribunal mais informações para subsidiar o planejamento e a oferta de ações voltadas à formação de futuros docentes e, também, a atualização e o aperfeiçoamento daqueles que já são educadores dentro ou fora da Justiça Federal da 1ª Região.


Com o lançamento do novo sistema, a base de dados do antigo Banco de Educadores Judiciários foi extinta e não permite migração. Portanto, é necessário que os educadores que já estavam cadastrados no sistema anterior façam o recadastramento de seus currículos na nova plataforma.

A atualização é uma excelente oportunidade para que os docentes acrescentem novas experiências e formações, enriquecendo ainda mais o currículo e fornecendo subsídios para que a área de capacitação selecione perfis, defina escalas de atuação e planeje ações de formação e aperfeiçoamento ajustadas aos perfis de antigos e novos candidatos a educadores.


Para a supervisora da Seção de Atividades Virtuais (Seavi), Vera Lúcia Costa, com o EducaJud, há o incentivo para que os servidores com perfil para atuarem como facilitadores, tutores e conteudistas possam ter a chance de participar de processos seletivos para atuar nos cursos. A supervisora reiterou que o Banco de Educadores facilita muito a busca por currículos e por instrutores qualificados, que, preferencialmente, possuam domínio de alguma área de conhecimento e experiência como docentes.


Capacitação de educadores

Antes de atuarem efetivamente como docentes na Justiça Federal da 1ª Região, os educadores cadastrados no sistema passam por treinamento, para que, segundo Vera, busquem o autodesenvolvimento e atualizem as práticas de docência.

Nesse sentido, entre os dias 15 de março e 30 de abril, ocorre o curso on-line “Facilitadores de Aprendizagem”, promovido pela Seavi e destinado aos educadores da 1ª Região cadastrados no EducaJud.


A intenção é fomentar a atuação de servidores como facilitadores (tutor, instrutor, conteudista) nas ações de capacitação do TRF1, desenvolvendo o aprimoramento técnico de competências relacionadas à docência.


Com o EducaJud, há o incentivo para que servidores com domínio em alguma área de conhecimento e perfil para atuarem como facilitadores, tutores e conteudistas, possam ter a chance de participar dos processos seletivos de docentes de ações educacionais promovidas pelo TRF1.


A iniciativa confirma o compromisso do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap) de contribuir com a capacitação do corpo funcional da JF1, ofertando treinamentos ministrados por instrutores externos e, principalmente, internos, já que estes conhecem de perto a realidade de trabalho da 1ª Região.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page