top of page

Capacitar para aperfeiçoar 

Servidores da Justiça Federal da 1ª Região participaram de quase 100 ações de capacitação em 2021

Larissa Santos e Renata Fontes

Fevereiro 2022

 |   Ed.

128

Capacitar para aperfeiçoar 

Conhecimento é transformador. Ele possibilita que uma pessoa evolua pessoalmente, cresça profissionalmente e, com isso, contribua de maneira positiva com o aperfeiçoamento de instituições e da prestação de serviços.


Diante da modernização que vem adotando e para acompanhar as mudanças da sociedade, a Justiça Federal da 1ª Região está sempre investindo em ações de capacitação voltadas para o corpo funcional.


Em 2021, por exemplo, foram realizadas 92 iniciativas para disseminar conhecimento, com mais de 1,6 mil horas-aula, de acordo com o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP).


Dessas, 72 foram ações de capacitação técnica, que contabilizaram 1.359 horas-aula, 1.369 participações de servidores do Tribunal e 1.818 participações de servidores das seccionais, e mais 20 ações de capacitação com foco gerencial, que compreenderam 301 horas-aula, 538 participações do Tribunal e 636 participações das seccionais.


Somente no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), 727 servidores participaram de pelo menos uma ação educacional, o que representa 61% do total de servidores da Corte.


De acordo com o diretor do Cedap, Jean Carlo Batista Oliveira, “a meta de capacitação com recursos orçamentários para a Capacitação de Recursos Humanos (CRH) foi superada, alcançando o percentual de 190% e 97% do orçamento disponibilizado, que foi devidamente executado”.


Iniciativas

Café com Conhecimento, reciclagem de seguranças, assédio moral e sexual, consumo consciente, PJe e teletrabalho estão entre os cursos e palestras oferecidos ao longo do ano passado.


O Programa de Reciclagem de Segurança, por exemplo, ofereceu seis turmas, que contabilizaram 47 participações de servidores do Tribunal e 248 participações de servidores da seccionais. Segundo o diretor do Cedap, “98% dos agentes da polícia judicial que recebem a Gratificação de Atividade Judiciária (GAS) foram capacitados”.


Sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o Cedap promoveu o Workshop Processo Judicial Eletrônico (PJe) – que contou com 459 participações, entre servidores das seccionais e do Tribunal – e o curso autoinstrucional PJe para os Juizados Especiais Federais (JEFs).


O “Café com Conhecimento” foi retomado em 2021, com uma versão on-line, em razão das medidas de distanciamento social. O sucesso foi tão expressivo que novas edições já estão previstas para 2022.


Jean Carlo Batista comemora todos esses resultados: “apesar dos desafios impostos pela pandemia, o Cedap, com o auxílio de todo o Tribunal, alcançou a maioria das metas traçadas”. O diretor do Cedap afirma que a expectativa para 2022 são resultados ainda melhores, com foco no reconhecimento e na valorização do corpo funcional.

bottom of page