top of page
Clique para ampliar

AO LEITOR – SETEMBRO/2020

A Justiça Federal está investindo em Centros de Inteligência para solucionar demandas judiciais que nascem do excesso de litígios com temas semelhantes. Esses órgãos têm auxiliado no direcionamento de processos judiciais com demandas repetitivas que sobrecarregam a Justiça Federal.


Na Justiça Federal da 1ª Região, os Centros Locais de Inteligência estão presentes em 13 das 14 Seções Judiciárias vinculadas e receberam um impulso neste mês de setembro, quando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, anunciou a criação da Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1).


Composta pela Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes (Cogep), pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), pela Secretaria Judiciária (Secju) e pela Divisão de Gestão da Informação e Biblioteca (Digib) do TRF1, a Rede estimula um diálogo mais amplo entre todos os Centros da 1ª Região. Os detalhes sobre esse trabalho inovador você confere na nossa reportagem de capa desta edição.


Quais foram os resultados do teletrabalho nos últimos tempos? A Comissão de Gestão do Teletrabalho da Justiça Federal de 1º e 2º Graus da 1ª Região (Cogetele) realizou um encontro virtual em que apresentou o 2º Relatório Preliminar Anual de Gestão do Teletrabalho no âmbito da JF1. Ele abrange o período de enfrentamento à Covid-19, em que o trabalho remoto se mostrou extremamente importante.


Nesta edição, o presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, participou de videoconferência com o recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, ao lado de outros presidentes de órgãos judiciários do País. O presidente I'talo Fioravanti Sabo Mendes falou sobre o trabalho do Tribunal no período da pandemia, “quando a informatização dos julgados avançou, no mínimo, 20 anos”.


Dois webinários foram promovidos pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) neste mês. A Escola debateu os desafios da conciliação durante a pandemia e o futuro dos Centros de Inteligência da JF. Os resultados dos debates você confere na nossa reportagem.


Na editoria Especial Decisão, conheça a história de um agricultor que após esperar por mais de seis meses uma definição quanto à sua aposentadoria rural no INSS conseguiu uma resposta do TRF1. A Corte determinou à autarquia a análise do pedido do autor em 30 dias. Casos como esse são comuns e têm chegado cada vez mais ao Judiciário.


“Compartilhar para crescer”: esse é o nome da série de reportagens divulgadas em nosso portal sobre as iniciativas para a execução da estratégia da Justiça Federal da 1ª Região e que podem ser compartilhadas para as demais Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.


A ideia é justamente esta: compartilhar iniciativas e crescer juntos com novos objetivos, ações, execuções, olhares... Nesta edição da revista, as três primeiras reportagens estão compiladas e trazem práticas da Justiça Federal do Amapá, da Bahia e do Pará.


Colossal é o título da matéria do nosso colaborador Euvaldo Pinho. Adjetivo ideal para o Estreito de Corinto, na Grécia, por onde ele navegou e nos conta suas impressões dessa obra de engenharia milenar. Imperdível!


Ótima leitura!

Claudia Bernal e Ivani Morais

Editoras

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Praça dos Tribunais Superiores SAU/SUL 5 - Asa Sul, DF, 70070-900

bottom of page