.png)
AO LEITOR – MARÇO/2021
No dia 30 de março de 1989 teve início a história do maior Tribunal Regional Federal do País. Ao longo dos seus 32 anos de funcionamento, o TRF 1ª Região evoluiu na construção de um trabalho sólido voltado a sociedade brasileira no que resulta em quase 3 milhões de processos julgados no período somente pelo segundo grau e mais de 4,5 milhões pelas seccionais da 1ª Região (primeiro grau).
Especificamente neste ano, no dia 18 de março, o Tribunal completou um ano de implementação do Plantão Extraordinário — medida adotada no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Mesmo diante de ano desafiante, o Tribunal manteve a efetiva prestação jurisdicional. As oito Turmas que compõem o Tribunal julgaram 427.660 processos, o que representa uma média de mais de 1.170 ações julgadas por dia. É sobre esse assunto que você leitor vai poder acompanhar na matéria de capa deste mês.
Falando em pandemia, saiba tudo sobre a primeira e a segunda doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com os laboratórios fabricantes das vacinas aplicadas no Brasil (Pfizer, Sputnik V, AstraZeneca, Janssen e Coronavac) os percentuais de eficácia contra o vírus são altos, embora nenhuma assegura 100% de eficiência contra a doença.
Outro tema abordado nesta edição é a divulgação do relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável do TRF1, no qual o primeiro ciclo (2015-2020) foi encerrado. Das 15 metas previstas no PLS, o Tribunal cumpriu 14.
Em entrevista, saiba o que pensa o desembargador federal Wilson Alves de Sousa sobre o anteprojeto de lei proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relativa às ações coletivas. O magistrado, integrante da 1ª Turma e vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) fez diversas considerações sobre o projeto do CNJ durante a 2ª edição da Aula Magna Internacional promovida pela Escola.
A aprovação do novo plano de Gestão estratégica para 2021-2026, a oficina que pretende buscar soluções ao aprimoramento da gestão de demandas repetitivas na 1ª Região, e o processo digitalização e migração de 100% dos autos físicos do acervo da Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) são assuntos que também estão nesta edição.
Tenha uma boa leitura!
Assessoria de Comunicação Social – TRF1