AO LEITOR – JUNHO/2021
Inovação é a palavra do momento. O mundo tecnológico permite a atualização de novas ideias, projetos e ferramentas que dinamizam e dão mais praticidade às tarefas do dia a dia. Cada vez mais indivíduos e instituições se valem da inteligência artificial e da automação para realizar demandas. E no Judiciário não é diferente. A inovação tem sido o caminho para cumprir princípios constitucionais como razoável duração do processo, acesso à Justiça, solução pacífica de conflitos entre outros. E os Laboratórios de Inovação criados em diversos tribunais a partir do incentivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) são os locais onde essa evolução tem acontecido. Conhecidos como espaços institucionais caracterizados pelo trabalho interdisciplinar e cooperativo, os laboratórios têm se tornado canais de ideias que podem revolucionar atividades realizadas pela Administração Púbica. Nessa perspectiva, o CNJ criou, em 2019, o LIODS, Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O LIODS foi a mola propulsora para a criação de vários outros laboratórios, entre eles o Iluminas, primeiro Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região e que foi implantado pela Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG). E essa é uma das temáticas dessa edição do Primeira Região em Revista do TRF1. A diretora do Foro da SJMG, juíza federal Vânila Cardoso, falou do processo de criação do Iluminas e de forma geral como os Laboratórios de Inovação têm impulsado iniciativas no Judiciário.
Em junho, nossa Revista também destaca o Fórum Jurídico da Esmaf sobre Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), uma iniciativa relacionada com processos penais que tratam da prática de infração penal sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos. Cada vez mais o Sistema de Justiça tem discutido e tentado aplicar essa possibilidade para que o Judiciário não dê prosseguimento a processos que tramitam por anos, geram custos e são concluídos com penas leves. A ideia é buscar uma justiça mais célere e eficiente.
Nossos leitores podem conferir, ainda nesta edição, uma matéria sobre a volta do projeto Café com Conhecimento, mas agora no formato on-line, que trouxe um debate sobre Gestão Estratégica alinhada à Gestão do Conhecimento na Organização. O evento contou com a participação do presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes.
Além disso, outros assuntos como uma parceria entre a Justiça Federal e o GDF para criação de Núcleo de Inteligência Artificial e a Semana do Meio Ambiente do TRF1 se somam ao conteúdo da edição de junho da revista. Desejamos uma ótima leitura a todos!
Boa leitura!
Assessoria de Comunicação – TRF1