.png)
AO LEITOR – FEVEREIRO/2021
Um novo ano se iniciou e com isso renovaram-se as esperanças de tempos melhores. A pandemia do novo coronavírus assolou o mundo em 2020 e ainda inspira muitos cuidados, mas em 2021 já podemos vislumbrar um novo horizonte com o início da vacinação no país, que até o fim deste mês de fevereiro vacinou mais de 6 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina.
Mas fique atento! Mesmo depois de vacinado ainda é necessário que sejam mantidas todas as medidas de segurança ao contágio da Covid-19, como o uso de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento Social.
Novos ares impulsionam o Tribunal Regional Federal da 1ª Região e é com esse sentimento que a Corte abraçou 2021. A começar pela iminente conclusão do seu projeto de Transformação Digital. Em fevereiro de 2019, o Tribunal iniciava a digitalização do acervo dos seus autos físicos. Um projeto histórico construído coletivamente por magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal. Veja na matéria de capa deste mês, quais foram os desafios desses dois anos de projeto, o que foi feito até agora, o que falta, quais mudanças trouxe e quais ainda vai trazer para o TRF1.
Desafios trazem mudanças e 2020 foi um ano que nos trouxe grandes e muitos desafios, mas que também nos trouxe como resultado muita inovação. E pelo jeito o tema inovação e sustentabilidade irão permear o centro do debate na Corte em 2021. A começar pela renovação do Plano de Logística Sustentável (PLS/TRF1), que encerrou o seu primeiro ciclo em dezembro de 2020.
Com isso, a Comissão Gestora do PLS apresentou à Diretoria-Geral da Secretaria do Tribunal, o projeto de revisão do Plano, além dos resultados alcançados no primeiro ciclo. Com o início de um novo ciclo do PLS, a Administração do TRF1 procura consolidar o valor da sustentabilidade nos seus eixos ambiental, econômico, social e cultural.
Além da renovação PLS, a Administração da Corte também renovou seu Certificado A3P por mais cinco anos. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem o intuito de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.
E por falar em sustentabilidade, este mês, a Primeira Região em Revista apresenta as duas mais novas campanhas do TRF1. A campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício”, que leva o corpo funcional da Corte a refletir sobre o consumo sustentável de energia elétrica e a caminhar junto à Administração no sentido de promover a conscientização de uma cultura antidesperdício por meio da utilização coerente dos recursos naturais.
E a outra sobre o Banco de Precedentes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – o Nugep – importante ferramenta de pesquisa da unidade que está disponível para toda Primeira Região. No Banco de precedentes é possível consultar informações sobre os seguintes temas: Superior Tribunal Federal (STF) - Repercussão Geral e Superior Tribunal da Justiça (STJ) - Demandas Repetitivas, Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR's), Grupos de Representativos (GR) e Incidente de Assunção de Competência (IAC's) e, principalmente, decisões dos Tribunais Superiores e também do Tribunal.
As férias que ficaram para trás não foram as melhores que passamos até hoje. A pandemia nos impôs restrições turísticas, tanto em destinos nacionais como internacionais, mas nem por isso precisamos deixar de sonhar com futuros destinos de viagem. Para ajudar nessa tarefa, o nosso colunista Euvaldo Pinho nos leva em uma aventura pelo Mar Egeu até as bordas da cratera de um vulcão na ilha de Santorini, Grécia.
O ano mudou e a Primeira Região em Revista também! Nesta edição, você já encontra as novidades da Revista. Um novo modelo, novas seções e reportagens multimídias com temas que impactam diretamente a rotina do corpo funcional da Justiça Federal da 1ª Região e do cidadão que recorre ao Poder Judiciário na busca pela garantia de seus direitos.
Boa leitura!
Assessoria de Comunicação Social – TRF1