.png)
AO LEITOR – ABRIL/2020
Em meio à pandemia de coronavírus, os novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foram empossados em solenidade semivirtual transmitida ao vivo pela internet – fato inédito e inesperado que mudou protocolos e processos de trabalho na maior Corte Federal do País. Veja a cobertura completa na reportagem “NOVOS TEMPOS”, que abre a nossa revista neste mês de abril contando os detalhes da cerimônia de posse do desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes na Presidência do TRF1; do novo vice-presidente, desembargador federal Francisco de Assis Betti, e da nova corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Ângela Maria Catão Alves, empossada virtualmente.
Todo o ato de posse ocorreu com número reduzido de pessoas e seguindo às recomendações dos órgãos de saúde – observado o devido distanciamento entre os presentes e o uso de máscara e de álcool em gel, itens distribuídos aos participantes do evento.
Diante da relevância do tema, a editoria de Saúde destaca a pandemia da Covid-19: veja que, sem vacina e sem remédio até o momento, a alternativa para se proteger do contágio é a prevenção. Nossa matéria explica as principais ações que devem ser colocadas em prática para se evitar a disseminação do vírus.
E se o coronavírus isolou as pessoas dentro de casa – o trabalho remoto, para muitos, continuou a todo o vapor. Uma pesquisa da Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger) revela que o teletrabalho melhora a produtividade e contribui para o bem-estar dos servidores. É o que você vai ler na reportagem “Produtividade em casa”.
De acordo com o estudo, 54% dos servidores afirmam que têm trabalhado melhor na forma remota. 32,8% acreditam que o teletrabalho não interferiu nas atividades realizadas. Quando comparados ao trabalho presencial, fatores como espaço, conforto, instalações tecnológicas, atividades cotidianas e condições psicológicas pendem em favor do trabalho remoto na opinião dos servidores.
Benefícios como aumento da produtividade; redução dos custos com transporte e vestimenta; melhor adequação do espaço de trabalho às necessidades e às limitações de cada um; aumento do grau de satisfação pessoal com o trabalho; maior percepção de felicidade com o que se faz e melhoria das condições de trabalho foram citados pelos colaboradores da JF1 como vinculados ao teletrabalho.
Não só os servidores – mas também os próprios magistrados tiveram que se adaptar às mudanças provocadas pelo período de isolamento e trabalhar remotamente. As sessões de julgamento em ambiente virtual se tornaram nova maneira de julgar no TRF1. O uso da tecnologia ajudou a manter a alta produtividade no primeiro mês em que esse trabalho foi adotado.
“União de esforços” é o nome da matéria sobre os quase R$ 185 milhões destinados pela Justiça Federal da 1ª Região a estados e municípios para ajudar no combate ao coronavírus, após a edição do Provimento 10011969, editado pela Coger. Por meio da norma, magistrados em primeiro grau devem destinar recursos provenientes do cumprimento de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais para combater a Covid-19 – sobretudo na aquisição de materiais e equipamentos médicos.
Não deixe de dar uma passada na seção “Curtas”, que traz notas sobre ações realizadas pelo TRF1 e pelas Seccionais, além de conferir a seção “Panorama”, com julgamentos de destaque do Tribunal e nas Seções Judiciárias.
Já na editoria “Especial Decisão”, uma matéria sobre a possibilidade que o universitário tem de colar grau antes do tempo estabelecido. O TRF1 decidiu que as faculdades devem adiantar esse processo para não prejudicarem quem está com o lugar garantido no mercado de trabalho – e não pode perder o emprego por falta de diploma, tendo já concluída toda a faculdade.
E, para finalizar... Se você é acostumado a relaxar nas histórias de viagem do nosso colaborador Euvaldo Pinho, vai se surpreender com a matéria “Momentos de tensão em alto mar”. Euvaldo faz um paralelo entre o inesperado que surgiu após a chegada do coronavírus e um momento que ele vivenciou ao velejar da Itália para a Tunísia. Não perca!
Boa leitura!